Novo edital de licitação do VLT do Subúrbio será lançado nesta quarta, diz Jerônimo
A licitação será aberta após rescisão amigável entre o governo da Bahia e Metrogeen Skyrail, consórcio formado por empresas chinesas
Créditos da foto: divulgação
*Com colaboração do coordenador Diorgenes Xavier
O novo edital de licitação para o VLT do Subúrbio de Salvador será lançado nesta quarta-feira (27/12), no Diário Oficial do Estado. A garantia foi dada pelo governador Jerônimo Rodrigues, nesta terça-feira (26/12), durante café da manhã com jornalistas.
A licitação será aberta após rescisão amigável entre o governo da Bahia e Metrogeen Skyrail, consórcio formado por empresas chinesas. Mesmo sem sair do papel, o antigo projeto custou quase R$ 57 milhões aos cofres públicos.
LEIA MAIS: VLT de Salvador: nova obra deve custar R$ 3,5 bilhões aos cofres públicos
O distrato se deu após a Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) apontar a rescisão como saída diante da urgência de solução para a continuidade da implantação do sistema de transporte. O órgão também apontou “inviabilidade atual” de reconhecer reequilíbrio econômico-financeiro sem estudos complexos, ou garantia de que o contrato manteria a sua capacidade de execução, ou seja, não comprovada a vantagem da proposta da empresa.
A versão atualizada do projeto deve conter modificações. O modal deve ser construído apenas até a Calçada, excluindo, assim, o Acesso Norte e o Comércio. Por outro lado, Jerônimo assegura que o VLT terá traçado maior que o previsto inicialmente. O novo projeto analisado pela gestão estadual pretende levar o transporte de Paripe até Piatã, passando pela Nova Rodoviária, em Águas Claras, e pela Estrada do Derba, que deve ser duplicada com investimentos do Novo PAC.
Este novo traçado, que também está incluído no planejamento do governo Lula, deve ficar para o futuro. Em setembro, o governador disse ao Aratu On que a prioridade, no momento, é construir o trecho que ligará a Calçada ao Subúrbio.
LEIA MAIS: Rotondano pretende levar núcleo de regularização fundiária para o CNJ: ‘Eu quero ajudar as pessoas’
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A licitação será aberta após rescisão amigável entre o governo da Bahia e Metrogeen Skyrail, consórcio formado por empresas chinesas. Mesmo sem sair do papel, o antigo projeto custou quase R$ 57 milhões aos cofres públicos.
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O distrato se deu após a Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) apontar a rescisão como saída diante da urgência de solução para a continuidade da implantação do sistema de transporte. O órgão também apontou “inviabilidade atual” de reconhecer reequilíbrio econômico-financeiro sem estudos complexos, ou garantia de que o contrato manteria a sua capacidade de execução, ou seja, não comprovada a vantagem da proposta da empresa.
A versão atualizada do projeto deve conter modificações. O modal deve ser construído apenas até a Calçada, excluindo, assim, o Acesso Norte e o Comércio. Por outro lado, Jerônimo assegura que o VLT terá traçado maior que o previsto inicialmente. O novo projeto analisado pela gestão estadual pretende levar o transporte de Paripe até Piatã, passando pela Nova Rodoviária, em Águas Claras, e pela Estrada do Derba, que deve ser duplicada com investimentos do Novo PAC.
Este novo traçado, que também está incluído no planejamento do governo Lula, deve ficar para o futuro. Em setembro, o governador disse ao Aratu On que a prioridade, no momento, é construir o trecho que ligará a Calçada ao Subúrbio.
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