Cidade

Na frente de Rui e do secretário, coronel da PM questiona escolhas para comando da SSP; "fica parecendo que não somos confiáveis"

Em sua fala, o coronel Jorge Ubirajara lembrou que a PM baiana tem mais de 30 coronéis e vários delegados de polícia em últimos níveis, todos de confiança e especializados

Por Da Redação

Na frente de Rui e do secretário, coronel da PM questiona escolhas para comando da SSP; "fica parecendo que não somos confiáveis"Créditos da foto: divulgação/SSP-BA

Uma inquietação, provavelmente natural, de um grande número de agentes da segurança pública baiana foi apresentada, na manhã de terça-feira (14/9), ao governador Rui Costa (PT). A manifestação partiu do diretor do Departamento de Comunicação Social da Polícia Militar, coronel Jorge Ubirajara, durante cerimônia que divulgava a criação de um atendimento jurídico, gratuito, para os PMs.


“Qual é o critério que o governador usa para escolher o seu secretário de Segurança Pública?", perguntou o oficial para o executivo doe stado. O questionamento do coronel teve um direcionamento: ele quis saber, o porquê, da não escolha de representantes da sua Corporação ou da Polícia Civil para assumir a gestão da Segurança Pública. 


Em sua fala, Ubirajara lembrou que a PM baiana tem mais de 30 coronéis e vários delegados de polícia em últimos níveis, todos de confiança e especializados. “É um cargo de confiança! Fica parecendo, governador, que essas pessoas que estão aqui, esses coronéis e delegados de últimos níveis, não são confiáveis”, argumentou.


A fala foi dada na frente do comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho, e da delegada-chefe da Polícia Civil, Heloísa Brito. O atual secretário Ricardo Mandarino também ouviu. Em resposta, Rui Costa destacou que a escolha de um secretário, em qualquer setor, exige sensibilidade, na qual muitos elementos são observados.


“Tua inquietação já foi implementada no Brasil. Tem um lugar que tem Segurança Pública da Polícia Militar”, disse Rui, lembrando da criação de duas secretarias no Rio de Janeiro com o intuito de gerir o setor, através da PM e Polícia Civil. “Houve alguma reversão do quadro de Segurança Pública do Rio de Janeiro com essa medida?”, lançou. 


ASSISTA AO VÍDEO






A SSP da Bahia, tradicionalmente, não vem sendo comandada por agentes estaduais. Antes de Ricardo Mandarino, juiz federal aposentado, a pasta foi chefiada pelo delegado da Polícia Federal Maurício Barbosa entre 2010 e 2020 - quando foi afastado por ser investigado na Operação Faroeste -. Antes, dois PFs também passaram pelo cargo: Paulo Fernando Bezerra e César Nunes.


No mesmo espaço onde o coronel Ubirajara apresentou sua inquietação, o atual gestor da SSP-BA se pronunciou, de forma polêmica, sobre a morte do tenente da Polícia Militar Mateus Grec, ocorrida, no último domingo (12/9) durante ação policial no bairro de Cosme de Farias, em Salvador. Ricardo Mandarino disse que os crimes têm relação com o tráfico de drogas e aumentaram porque têm mais policiais nas ruas das 417 cidades da Bahia. 


"Quanto mais policial na rua, mais o risco de morte acontece. Eu atribuo a isso. É a única explicação que encontro para a morte de policiais. Infelizmente é a maior vítima dessa guerra. Depois, é o traficante, que também é uma vítima: é [por exemplo] o menino largado na favela quando crianças. Ele não ia achar emprego para ganhar R$ 4 mil". 


LEIA MAIS: Homem é fuzilado com cerca de 40 disparos em Salvador; região da cabeça foi a mais atingida


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.