Cidade

Lei Luana Barbosa: coletivo de vereadoras cria PL para enfrentamento do lesbocídio em Salvador

Ação das Pretas Por Salvador é similar a projeto do Rio de Janeiro

Por Da Redação

Lei Luana Barbosa: coletivo de vereadoras cria PL para enfrentamento do lesbocídio em Salvador redes sociais/Instagram/@PretasPorSalvador

O Mandato Coletivo Pretas por Salvador protocolou um Projeto de Lei (PL) para estabelecer o dia 13 de abril como o dia municipal de enfrentamento ao lesbocídio. O nome é dado para crimes de ódio contra mulheres lésbicas, motivados pela orientação sexual da vítima, e pede a criação da Lei Luana Barbosa. 


O dia e o nome são alusão a Luana Barbosa dos Reis Santos, que faleceu aos 34 anos, vítima de violência policial em 13 de abril de 2016, em Ribeirão Preto (SP). Luana era uma mulher, negra, lésbica, periférica e mãe. O objetivo da data é ajudar a promover campanhas, atividades e ações públicas de enfrentamento e erradicação do lesbocídio, bem como de construção de uma cultura de não violência contra as mulheres lésbicas.


A vereadora Laina Crisóstomo (PSOL) explica que esse projeto de lei se inspira na proposição protocolada pela deputada estadual do Rio de Janeiro Mônica Francisco (PSOL).  "Luana Barbosa tinha a minha idade e hoje a gente está aqui para fazer memória a ela e combater e enfrentar o lesbocídio. Não adianta a Câmara botar luz colorida à noite, se dentro dessa Casa tem gente tentando revogar uma lei que é tão importante para nós", disse a vereadora Laina Crisóstomo (PSOL).


Em sua fala, Laina afirmou que não cabem mais armários, caixas e padrões sociais. "Mas a gente sabe o quão é violento arrombar armários e corrente. A política é um espaço hostil para a nossa orientação sexual, para a nossa identidade de gênero, para a nossa cor, para os nossos corpos. Não é fácil carregar o título de única LGBT assumida dessa Casa, porque aqui é uma Casa que aprovou a lei Teu Nascimento, mas que tem gente aqui dentro que quer revogar essa lei", pontuou a parlamentar.


LEIA MAIS: Ex-prefeita de Lençóis terá que devolver R$ 64 mil aos cofres públicos e pagar multa por irregularidade


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.