Familiares e amigos de Tati Moreno se despedem do artista plástico que morreu aos 77 anos, em Salvador
A reportagem da TV Aratu esteve, na manhã desta quinta-feira (14/7), no Cemitério Jardim da Saudade, onde aconteceu o velório de Tatti.
Octavio de Castro Moreno Filho, artisticamente conhecido como Tatti Moreno, morreu na quarta-feira (13/7), aos 77 anos, em Salvador. De acordo com informações iniciais, o artista faleceu em sua e casa e deixou esposa e três filhos. Ele estava lutando desde 2021 contra um câncer no fígado.
A reportagem da TV Aratu esteve, na manhã desta quinta-feira (14/7), no Cemitério Jardim da Saudade, onde aconteceu o velório e sepultamento de Tatti. Estavam presentes no local seus amigos, familiares e admiradores para prestar uma última homenagem ao artista. O enterro aconteceu às 11h30.
Nascido em 1945, Tatti começou a fazer esculturas com 12 anos, fazendo bonecos de arame, cola e sucata. Ele estudou na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e teve como seu mestre o artista Mário Cravo Júnior. Autor das famosas esculturas de orixás no Dique do Tororó, Tatti, que é soteropolitano, também é responsável por diversas obras do país, como as que estão na Lagoa Paranoá, em Brasília, e nos jardins da Estações Tucuruvi, em São Paulo.
O artista também homenageou grandes escritores da Bahia, como Jorge Amado e sua esposa, Zélia Gattai, com uma escultura de bronze que fica localizada na praça Santana, no Rio Vermelho. Uma das temáticas recorrentes de suas obras são aquelas que falam do Candomblé.
Nas redes sociais, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, lamentou a morte de Tatti.
"Hoje a Bahia perdeu um dos maiores artistas plásticos da história. As Obras de Tatti Moreno estão em vários cantos do mundo e de Salvador. Dos orixás do Dique até a escultura de Jorge e Zélia no Rio Vermelho, conseguimos perceber a essência do trabalho desse grande artista", escreveu.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!