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Expansão do metrô até Campo Grande pode ser incluída no Novo PAC; resposta deve ser dada em janeiro

A obra até o Campo Grande marcaria o início da expansão do sistema metroviário até a Barra, a chamada "expansão sul"

Por Matheus Caldas

Expansão do metrô até Campo Grande pode ser incluída no Novo PAC; resposta deve ser dada em janeiroCréditos da foto: Divulgação/CCR Metrô Bahia
https://www.youtube.com/watch?v=oMg019cc614&ab_channel=TVAratu
Com a Estação Águas Claras do metrô de Salvador inaugurada nesta terça-feira (26/12), o próximo passo é levar o metrô até o Campo Grande. Segundo o governador Jerônimo Rodrigues (PT), a gestão estadual estado sinalizou ao governo Lula a intenção de angariar recursos do Novo PAC para a obra. A estimativa é que a resposta para esta reivindicação seja dada em janeiro.
“O ministro Rui Costa acabou de informar que apresentará todo o resultado das avaliações ao presidente Lula. Vou manifestar o interesse a ele, mas já o fiz na inscrição da proposta”, afirmou o petista, em entrevista à imprensa, durante a entrega da estação em Águas Claras.
De acordo com apuração do Aratu On, a obra está orçada em R$ 1,4 bilhão. O planejamento inicial era que o edital de licitação fosse lançado no mês passado. No entanto, a definição sobre a inclusão do projeto no Novo PAC atrasou o processo.
HISTÓRICO
A obra até o Campo Grande marca o início da ampliação do sistema metroviário até a Barra, a chamada "expansão sul"
O ex-governador Rui Costa (PT), atual ministro da Casa Civil, prometeu, em 2019, que esta primeira estação seria entregue em 2022, último ano do seu governo. A promessa, contudo, não foi cumprida.
Em maio, o Aratu On produziu matéria delineando o contexto da expansão, cujos estudos, segundo a CTB, estavam em fase de análises.
Especialistas consultados pela reportagem criticaram o governo e consideraram que havia falta de transparência no processo. Os estudiosos reclamam da ausência de discussões com a sociedade civil sobre o tema.
O QUE SE SABE ATÉ AGORA?
As primeiras licitações para construção do metrô ocorreram em 1997. À época, o modal seria construído pela Prefeitura. As obras começaram, a passos lentos, em 2000. Em 2013, a gestão foi transferida para o Governo do Estado, que inaugurou em 2014 a estrutura para utilização durante a Copa do Mundo. Portanto, foram 14 anos até o equipamento ficar pronto.
A ideia de levar o metrô até a Barra já existia, mas, em 2015, foi descartada no segundo termo aditivo do contrato entre a Sedur e a CCR Metrô, concessionária do metrô soteropolitano. O documento previa estações na Barra e na Pituba. A segunda foi descartada por conta da construção do BRT pela Prefeitura (veja abaixo).
aditivo
Como os estudos encomendados pela administração Rui Costa ainda não foram detalhados à sociedade civil, há informações embrionárias sobre o provável traçado da expansão do modal até a Barra. Denominada de “Expansão Sul”, a etapa de incremento tem, até o momento, duas alternativas.
Na primeira, seriam três estações subterrâneas que sairiam da Lapa: Campo Grande, Graça e Barra (veja abaixo).
subterraneo
Na segunda, seriam quatro paradas elevadas: Garcia, Federação/Hospital Santo Amaro, Calabar e Barra.
elevado
A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) elaborou um plano que estima que mais de 87 mil pessoas seriam impactadas em Salvador e em Lauro de Freitas por conta da expansão. O projeto, contudo, é baseado em dados do censo demográfico de 2010. Desta forma, a possibilidade é que ainda mais pessoas possam sentir os efeitos do metrô na região.
ATUALIDADE
O metrô soteropolitano possui, atualmente, duas linhas. A primeira abrange as estações Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Bonocô, Retiro, Bom Juá, Pirajá, Campinas e a recém-inaugurada Águas Claras. A segunda tem as seguintes estações: Acesso Norte, Detran, Rodoviária, Pernambués, Imbuí, CAB, Pituaçu, Flamboyant, Tamburugy, Bairro da Paz, Mussurunga e Aeroporto.
LEIA MAIS: Novo edital de licitação do VLT do Subúrbio será lançado nesta quarta, diz Jerônimo
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