Ex-funcionário é indenizado por 'rebolar' em reuniões da empresa

Supermercado em que o ex-funcionário trabalhava negou as acusações

Por Da Redação.

Um ex-funcionário de um supermercado em Belo Horizonte será indenizado em até R$ 10 mil, após ser submetido a situações constrangedoras durante reuniões da empresa, como "rebolar" diante dos colegas.

O empregado alegou ser forçado a participar de dinâmicas chamadas "cheers" — termo em inglês associado a brindes e celebrações. Nessas reuniões, os funcionários eram obrigados a entoar gritos de guerra, cantar e dançar em grupo.

Ex-funcionário é indenizado por 'rebolar' em reuniões da empresa.Foto: Divulgação | TRT - MG

A empresa defendeu-se afirmando que a participação era opcional e que as atividades haviam sido suspensas há anos. Inicialmente, a Quarta Vara do Trabalho de Contagem negou o pedido de indenização, mas a decisão foi revertida pela 11ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG).

O relator do processo considerou as práticas excessivas por parte do empregador, submetendo o funcionário a uma "situação vexatória". A própria empresa admitiu que já realizou tais práticas no passado.

Segundo a decisão judicial, uma vez comprovada a existência dos "cheers", o dano moral decorre automaticamente da violação dos direitos fundamentais do trabalhador, dispensando a necessidade de comprovação adicional de sofrimento ou abalo psicológico.

Foto: Imagem liustrativa. Freepik

Leia Mais: Justiça solta acusados da maior apreensão de cocaína de SP

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.