Esteira "na pegada" Paris e novos túneis nas Avenidas ACM, Bonocô e Garibaldi: Salvador poderá ter novidades nos próximos anos
O titular da Secretaria de Obras e Infraestrutura, Luiz Carlos de Souza, foi entrevistado pelo Aratu On e deu detalhes sobre os assuntos.
Salvador poderá ter túneis para desafogar o trânsito e esteiras rolantes para deslocamento de quem anda pelo Centro - semelhantes às encontradas em cidades da Europa -. Os projetos estão na pauta da Secretaria de Infraestrutura e Obras. O titular da pasta, Luiz Carlos de Souza, foi entrevistado pelo Aratu On e deu detalhes sobre os assuntos.
Segundo o titular da Seinfra, as esteiras ficarão instaladas em estações. Com extensão de 815 metros, o primeiro túnel vai ligar Campo da Pólvora à Cidade de Baixa, com estações na Baixa dos Sapateiros e Pelourinho. Já o outro equipamento será da Estação da Lapa ao Terminal da Barroquinha, com 425 metros de extensão.
Ainda de acordo com o secretário, o projeto está em estado de licitação para empresas interessadas, que apresentarão custo. "Vamos avaliar se é possível tecnicamente e financeiramente. A gente entende que isso vai ser bom para a cidade. A proposta é ter dois modais: esteira ou elevador horizontal - muito mais rápido. Esse é um estudo bem embrionário", relatou.
Durante a entrevista (que você assiste e vê mais detalhes abaixo), Luiz Carlos ainda pontuou sobre os túneis para passagem de automóveis - instalados na Avenida Antônio Carlos Magalhães, Vasco da Gama e Garibaldi -. "A gente lançou uma licitação e declarou a empresa ganhadora. Já assinamos contrato. Ela tem até 120 dias para apresentar esse estudo sobre viabilidade técnica e econômica", contou.
No vídeo, o titular da Seinfra ainda comentou sobre um do Plano de Saneamento Básico, realizado junto com a população por meio de oficinas, por exemplo. Em seguida, será a vez de especialistas avaliarem os diagnósticos.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.