Estabelecimentos em Itapuã são flagrados com 'gatos' de energia
Funcionários da Neoenergia Coela descobriram que o desvio de energia estava embutido na calçada
Por Da Redação.
Estabelecimentos comerciais localizados no bairro de Itapuã, em Salvador, foram flagrados utilizando instalações clandestinas de energia, os famosos "gatos de luz". De acordo com a Neoenergia Coelba, com a eletricidade desviada, cerca de 25 mil quilowatts-hora, seria possível abastecer 400 residências em 15 dias.
Ocorrida na última quarta-feira (7/8), a ação de fiscalização a um hotel, um restaurante e loja de conveniência, contou com auxílio da Polícia Militar. As unidades foram previamente mapeadas pelos profissionais da Coelba após o consumo faturado não corresponder com as atividades exercidas. Funcionários da concessionária descobriram que o desvio de energia estava embutido na calçada.
Os proprietários não estavam no local no momento da operação, porém a distribuidora irá prestar queixa-crime para que as medidas sejam tomadas.
"Esta é a segunda operação de combate ao furto de energia em estabelecimentos comerciais que realizamos em Itapuã em cerca de 15 dias e novamente encontramos fraudes elaboradas nos locais. Esta nova ação reforça que por mais planejada que a ligação clandestina seja, nós iremos encontrar e as devidas medidas serão tomadas", destacou o gerente da Receita da Neoenergia Coelba, Madson Melo.
DENÚNCIAS
A distribuidora reforça que os "gatos" representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população. Além disso, o furto de energia prejudica o fornecimento de energia da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento.
O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. As denúncias podem ser feitas de forma anônima, pelo telefone 116 ou no site da Neoenergia Coelba.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).