Equipamento para atendimento social, Cras é inaugurado na Boca do Rio, em Salvador; veja o que buscar
Centro funcionará de segunda à sexta, das 8h às 17h e vai atender a população em situação de vulnerabilidade social da região.
Os moradores do bairro da Boca do Rio, em Salvador, receberam, nesta sexta-feira (18/2), um novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Localizado na Rua Abelardo Andrade de Carvalho, o centro vai atender a população em situação de vulnerabilidade social da capital, especialmente na Boca do Rio, Costa Azul, Jardim Armação, Patamares, Pituaçu e Stiep.
A inauguração contou com as presenças do prefeito Bruno Reis (DEM), da vice-prefeita, Ana Paula Matos, do secretário de Promoção Social, Kiki Bispo e outras autoridades.
"Este é o quinto Cras entregue na atual gestão. É um equipamento importantíssimo, pois ampara as pessoas que passam por problemas sociais e de ordem psicossocial, além das demais ações de promoção social, como o Auxílio Brasil, que iniciou em 2022 com 220 mil famílias contempladas”, disse o prefeito.
Ainda segundo o prefeito, cerca de 207 mil pessoas vivem na extrema pobreza em Salvador, sobrevivendo com renda abaixo de R$ 100. “O caminho para solucionar este problema é promover a geração de emprego e renda, garantindo a mudança de vida dessas pessoas”, completou.
FUNCIONAMENTO
A unidade do Cras vai funcionar de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, com atendimentos individuais e coletivos, visitas domiciliares além de incentivar a geração de emprego e renda por meio de capacitação e intermediação de mão de obra.
O público alvo é composto por famílias e indivíduos que estejam em situação de vulnerabilidade social, como beneficiários do Programa Auxílio Brasil; pessoas em situação de extrema pobreza e privação (ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos) e fragilização de vínculos afetivos (discriminação etária, étnicas, de gênero ou por deficiência).
O secretário Kiki Bispo ressaltou que, através do projeto Salvador Social, com financiamento do Banco Mundial (Bird), 15 Cras já foram restaurados na cidade, nos bairros de Cajazeiras, Calabetão, Fazenda Grande do Retiro, Bairro da Paz, Itapuã, Lagoa da Paixão, Nova Esperança/Ceasa, São Cristóvão, Castelo Branco, Lobato, Itapagipe, Brotas, Nordeste/Lucaia e Boca do Rio.
“Uma das principais metas da pasta é elevar cada vez mais o alcance da população a esses atendimentos sociais, que são de extrema importância para a vida emocional e social dessa população, promovendo verdadeira mudança de realidade. Além dos Cras, também passaram por reestruturação os postos de atendimento do Cadastro Único, que facilitaram e muito a vida dos nossos usuários. Ao todo, 28 centros estão no plano de requalificação pela Prefeitura”, disse Kiki Bispo.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.