Empresa vence licitação para gerir barracas na orla de Salvador

Empresa 'Orla Brasil' vai administrar barracas por 30 anos

Por Da Redação.

A empresa Orla Brasil, com atuação em São Paulo e Salvador, venceu o processo licitatório para administrar quiosques e tendas na orla da capital baiana. A empresa pertence a João Marcello Barreto, conhecido como "Rei da Praia", também proprietário da Orla Rio, concessionária responsável por 309 dos 600 quiosques da orla carioca, com contrato vigente até 2030.

Jefferson Peixoto/Secom PMS

+ Iniciativa privada vai gerir novas barracas da orla de Salvador por 30 anos 

Com um valor inicial estipulado em R$ 18,6 milhões, a Orla Brasil vai ser responsável por administrar até 34 quiosques e 70 tendas na orla da Boca do Rio, Praia dos Artistas, Pituaçu e Patamares. Ao todo, este trecho possui 3,5 quilômetros. 

O processo de licitação foi aberto em novembro de 2024, pela Prefeitura de Salvador. A informação, publicada à época no Diário Oficial do Município, aponta que a concessão será feita por 30 anos.

Em nota, a assessoria de imprensa da empresa destacou que a administração dos quiosques não será da Orla Rio, e sim da Orla Salvador, empresa que faz parte da Orla Brasil. "A Orla Rio não tem relação com a Orla Brasil. São empresas apartadas, apesar de terem o mesmo fundador. A Orla Brasil é uma holding que detém empresas, como a Orla Villa Lobos, em São Paulo; e a Orla Salvador, na capital baiana. A proposta do grupo é gerir parques e espaços urbanos, levando o conceito da praia para as principais regiões do país".

Em outro comunicado, a empresa deu mais detalhes sobre a gestão dos quiosques no Rio de Janeiro:

A Orla Rio é responsável pela gestão de uma rede de 309 quiosques e 27 postos de salvamento da orla carioca, garantindo padrões de qualidade, experiência e sustentabilidade. Vale ressaltar que há outros quiosques na cidade do Rio de Janeiro que não fazem parte da concessão da Orla Rio, sendo operados sob diferentes modelos.

Sua concessão foi obtida por meio de licitação pública realizada no ano 2000 e, ao longo dos anos, tornou-se um modelo de sucesso reconhecido por diversas entidades do setor.

A operação dos quiosques da Orla Rio é conduzida por empresários independentes, responsáveis por milhares de empregos diretos e indiretos, sendo um importante motor da economia da cidade. 
 
Por fim, reafirmamos nosso compromisso com a excelência na operação da orla carioca e seguimos acompanhando com interesse os avanços em outras cidades, sempre em prol da valorização dos espaços públicos.

Iniciativa privada vai gerir novas barracas da orla de Salvador por 30 anos

+ Falha em sistema adia licitação da nova orla de Salvador

+ Primeira motofaixa de Salvador começa a operar nesta segunda-feira

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.