Cidade

Elevadores de edifício no Horto Florestal passaram por manutenção 5 dias antes de acidente, diz condomínio

O elevador despencou do sexto andar, a aproximadamente 25 metros de altura, resultando na morte de dois trabalhadores

Por Da Redação

Elevadores de edifício no Horto Florestal passaram por manutenção 5 dias antes de acidente, diz condomínioCréditos da foto: Redes Sociais

A administração do condomínio Splendor Reserva, onde ocorreu o acidente fatal com o elevador, no Horto Florestal, em Salvador, afirmou que a manutenção do equipamento estava em dia.


Segundo informações divulgadas pela TV Bahia, a última avaliação do elevador foi realizada no dia 9 de novembro, cinco dias antes do acidente. Após a vistoria do equipamento, um técnico da Atlas Schindler, empresa responsável pela manutenção, validou a segurança do serviço.


O acidente aconteceu na quinta-feira (14), quando os trabalhadores Ariston de Jesus Santos, de 61 anos, e Manoel Francisco da Silva, de 54, estavam realizando a mudança de um apartamento no edifício. O elevador despencou do sexto andar, a aproximadamente 25 metros de altura, resultando na morte dos dois.


Em nota, o condomínio esclareceu que, desde fevereiro de 2021, mantém um contrato de manutenção dos elevadores com a Atlas Schindler, fabricante dos equipamentos. A nota informa que a manutenção ocorre mensalmente nos dois elevadores sociais e nos dois de serviço e que, segundo a empresa, todos os elevadores estavam "em perfeitas condições de operação no momento do ocorrido".


"Na última avaliação mensal de rotina realizada pela Atlas Schindler, no dia 09 de novembro, o técnico responsável validou integralmente a segurança do equipamento. O comentário técnico disposto no laudo, segundo informação da própria empresa ao condomínio, refere-se ao serviço que foi realizado nesta visita e não se relaciona com risco de queda", diz o comunicado.


O condomínio também destacou que está colaborando com a polícia, prestando os devidos esclarecimentos e aguardando os resultados da perícia. "O condomínio se solidariza com as famílias dos dois trabalhadores", afirma o texto. Não foram feitos comentários sobre denúncias de que o elevador havia apresentado problemas recentemente, conforme relato de familiares de funcionários do prédio.


A Atlas Schindler lamentou, em nota, as mortes, e afirmou que está colaborando com as autoridades nas investigações.


Leia, abaixo, a nota do condomínio na íntegra:


O Condomínio Splendor Reserva do Horto informa que, desde 1º de fevereiro de 2021, mantém um contrato de "Atendimento Avançado Total" com a empresa Elevadores Atlas Schindler, especializada na manutenção dos elevadores e fabricante do equipamento em questão. Este contrato garante a manutenção integral de todos os equipamentos do edifício, incluindo dois sociais e dois de serviço, conforme as diretrizes estabelecidas pela fabricante.


Todos os equipamentos passam mensalmente por avaliações periódicas e por processo de manutenção preventiva, realizadas exclusivamente pela Atlas Schindler, e, segundo a empresa, estavam em perfeitas condições de operação no momento do ocorrido.


Na última avaliação mensal de rotina realizada pela Atlas Schindler no dia 09 de novembro, o técnico responsável validou integralmente a segurança do equipamento. O comentário técnico disposto no laudo, segundo informação da própria empresa ao condomínio, refere-se ao serviço que foi realizado nesta visita e não se relaciona com risco de queda.


A administração do condomínio vem prestando todos os esclarecimentos necessários à autoridade policial e aguarda a conclusão da perícia conduzida pela Polícia Civil da Bahia e pela própria Atlas Schindler para identificar a causa do acidente. Toda comunidade do condomínio está transtornada com o acontecimento e se solidariza profundamente com a dor das famílias das vítimas.


Administração do Condomínio Splendor Reserva do Horto.


LEIA MAIS:


Elevador cai em prédio de luxo no Horto Florestal e deixa dois mortos


Bombeiros retiram corpos das vítimas de elevador que despencou no Horto Florestal


MPT irá investigar mortes por queda de elevador no Horto Florestal


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebookTwitter e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.