É verão em Salvador! Confira as praias impróprias para banho nesse final de semana
O Inema utiliza critérios para analisar a qualidade da água como a presença de bactérias
Verão em Salvador pede uma praia para refrescar o corpo, especialmente aos finais de semana. Porém, é preciso ficar atento para a balneabilidade das águas, ou seja, se há condições para tomar banho. O Inema divulgou, nessa sexta-feira (12/1), quais locais devem ser evitados neste final.
As praias de São Tomé de Paripe, Periperi, Penha, Bonfim, Pedra Furada, Roma, Canta Galo, Pituba e Boca do Rio não passaram nos testes e devem ser evitadas. Também é possível conferir se uma praia está imprópria por meio do aplicativo “Vai Dar Praia”, disponível para dispositivos móveis com sistema operacional Android e iOS.
Os critérios adotados pelo Inema para avaliar a qualidade da água estão estabelecidos na Resolução CONAMA nº 274, datada de 29 de novembro de 2000. Para a análise, é utilizada a bactéria Escherichia coli (E. coli) como indicador microbiológico. A E. coli é comumente encontrada em fezes humanas e de animais e só está presente em esgotos, efluentes, águas naturais e solos que foram recentemente contaminados por fezes.
Uma praia também pode ser categorizada como “Imprópria” para atividades de contato direto com a água, mesmo que apresente baixas densidades de bactérias fecais, se houver situações que desaconselhem tais atividades, tais como: derramamento de óleo, extravasamento de esgoto, ocorrência de maré vermelha, proliferação de algas potencialmente tóxicas ou outros organismos, e surtos de doenças transmitidas pela água.
LEIA MAIS: Projeto ‘A Onda é Preservar’ coleta lixo na praia de São Tomé de Paripe neste sábado (13)
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!