Dom Sergio da Rocha presidirá missa para Papa Francisco em Salvador

A missa reunirá fiéis e membros do clero em homenagem ao Papa Francisco

Por Bruna Castelo Branco.

Em sufrágio da alma do Papa Francisco, o Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, presidirá uma missa nesta segunda-feira (21), às 17h, na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador. A celebração ocorrerá na Praça Quinze de Novembro, no Centro Histórico da capital baiana.

A missa reunirá fiéis e membros do clero em homenagem ao pontífice, que faleceu nesta segunda, aos 88 anos.

Papa Francisco havia sido internado em 14 de fevereiro no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, com diagnóstico de dupla pneumonia. Após 38 dias de internação, retornou ao Vaticano, onde fez poucas aparições públicas.

+ Quem é Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador que pode ir ao Conclave

+ 'Meu povo é pobre e eu sou um deles': conheça a história do Papa Francisco

Foto: Arquidiocese de Salvador

Conclave

Com a morte do Papa Francisco, a Igreja Católica Apostólica Romana entra oficialmente no período de “sede vacante” — termo que designa a vacância do trono papal. Esse intervalo, que se estende até a eleição de um novo pontífice, marca a suspensão temporária da autoridade do papa sobre a Igreja.

Durante esse período, a administração da Santa Sé passa para o Colégio Cardinalício, formado atualmente por 226 cardeais. Destes, 132 têm menos de 80 anos e, portanto, estão aptos a participar do conclave — a eleição que escolherá o próximo líder da Igreja Católica. Os 94 restantes, com 80 anos ou mais, são considerados não eleitores e não participam da votação.

Arcebispo de Salvador é um dos sete brasileiros que estarão no conclave

Brasileiros estão entre cotados à sucessão do Papa Francisco; veja lista

Papa Francisco

Nos últimos anos, Papa Francisco enfrentou uma série de problemas de saúde. Em 2021, foi submetido a uma cirurgia para retirada de parte do cólon, devido a uma inflamação intestinal. Dois anos depois, passou por um procedimento para correção de uma hérnia abdominal e remoção de tecido cicatricial. Em 2023, esteve internado por três dias para tratar uma bronquite com antibióticos.

O ano de 2024 também foi marcado por internações. Em dezembro, o pontífice apareceu com hematomas no rosto. Desde 2022, utilizava cadeira de rodas em razão de complicações nos joelhos.

Eleito em 13 de março de 2013 como o 266º papa da Igreja Católica, Francisco foi o primeiro latino-americano e o primeiro membro da Companhia de Jesus a assumir o posto. Sucedeu o Papa Bento XVI, que havia renunciado ao cargo por motivos de saúde.

Com a morte de Francisco, a Igreja entra em estado de sede vacante, período que antecede a escolha de um novo papa.

Foto: Instagram/@franciscus

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.