Defesa Civil de Salvador inicia simulados de evacuação em áreas de risco no sábado (20)

Os simulados visam avaliar, em tempo real, o processo de remoção das pessoas das áreas consideradas de risco geológico e ensinar a comunidade como se comportar em uma possível evacuação

Por Da Redação.

Defesa Civil de Salvador inicia simulados de evacuação em áreas de risco no sábado (20)Divulgação
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) inicia, neste sábado (20/1), o ciclo de simulados de evacuação 2024 em áreas de risco da capital baiana. Duas ações acontecem simultaneamente, nas comunidades de Vila Picasso, na Capelinha de São Caetano, e Voluntários da Pátria, no Lobato, marcando o começo da etapa preparatória para o período de chuvas. As orientações educativas acontecem das 9h às 11h e incluem a simulação de práticas como acionamento de sirene, evacuação através de rotas seguras e acolhimento em abrigos. Os simulados visam avaliar, em tempo real, o processo de remoção das pessoas das áreas consideradas de risco geológico e ensinar a comunidade como se comportar em uma possível evacuação. Ao todo, serão realizados simulados em 14 áreas da capital baiana. As ações vão acontecer sempre aos sábados até o final do mês de março. Durante a prática, os participantes têm conhecimento de qual abrigo procurar em caso de evacuação, quais os serviços oferecidos nesses abrigos no momento real, além de saberem a importância da preservação da vida. De acordo com a subcoordenadora da Codesal, Fabiana Santana, os simulados são uma espécie de treinamento para orientar as comunidades, caso as situações de emergência ocorram durante o período das chuvas. Os ciclos de simulados são realizados anualmente, sempre no período que antecede a chegada das chuvas, em abril. "Quanto mais treinada essa comunidade estiver, mais rápido ela vai conhecer os protocolos e os procedimentos que precisam ser tomados numa situação de evacuação real", frisa a subcoordenadora. Participação popular – Durante as ações educativas, as comunidades recebem orientações sobre rotas de fugas, equipamentos públicos municipais que funcionam como abrigos, requisitos para os benefícios assistenciais e o passo a passo nos pós-acolhimento. Fabiana afirma que a expectativa da Defesa Civil, neste ano, é aumentar o número de moradores nas ações. Em 2023, foram 377 participantes nos 13 simulados realizados. Programação: Dia 20/1: Vila Picasso (Capelinha de São Caetano) e Voluntários da Pátria (Lobato). Dia 24/2: Irmã Dulce (Cajazeiras V) e Mangabeira (Cajazeiras VIII). Dia 2/3: Bom Juá, Calabetão e Mamede (Alto da Terezinha). Dia 9/3: Moscou I e II e Creche (Castelo Branco). Dia 16/3: Mangueira, Olaria e Bosque Real (Sete de Abril). Dia 23/3: Baixa do Cacau (Lobato/São Caetano) e Vila Sabiá (Calçada) LEIA MAIS: Lentidão de trem causa transtornos a passageiros do Metrô de Salvador nesta sexta (19) Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.