Chuva em Salvador: seis localidades têm sirenes de alerta acionadas

O acionamento das sirenes faz parte do protocolo do Plano Preventivo da Defesa Civil de Salvador (PPDC) para áreas de risco em dias de chuvas intensas

Por Da Redação.

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) acionou na manhã deste sábado (3/) a sirene de alerta nas comunidades de Mamede, no Alto da Terezinha; Irmã Dulce, em Cajazeiras VII; Creche e Moscou, ambas no Castelo Branco; Bosque Real e Olaria, essas últimas em Sete de Abril, após registrar acumulados de chuva superiores a 150 mm nas últimas 72 horas e previsão de novos episódios de precipitação forte a muito forte.

+ Voos cancelados, carros destruídos e alagamentos: veja transtornos da chuva

Segundo a Codesal, o acionamento faz parte do protocolo do Plano Preventivo da Defesa Civil de Salvador (PPDC) para áreas de risco em dias de chuvas intensas. Equipes da Codesal fizeram mobilização nas comunidades com a recomendação de que os moradores deixem suas casas e se dirijam a locais seguros previamente definidos, a exemplo de escolas municipais nas proximidades.

+ O que são trombas-d'água? Fenômeno é registrado por moradores de Salvador

O PPDC, reforçou a Codesal, é um instrumento fundamental da Defesa Civil de Salvador para prevenir e mitigar riscos de desastres naturais, como alagamentos e deslizamentos de terra. O protocolo inclui monitoramento de áreas de risco, sistemas de alerta e alarme (sirenes), além de ações de prevenção e resposta a emergências. 

+ Após chuva forte, rio Subaé transborda e Santo Amara fica inundada

Foto: Jefferson Peixoto | Secom Pms

Acumulados de chuvas

Devido a atuação de  uma frente fria sobre a região de Salvador, foram registrados nas últimas 72 horas acumulados de chuvas que ultrapassaram a 200 mm, acompanhadas de intensas rajadas de vento de até 64,8km/h, segundo informação do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec). 

Os maiores acumulados de chuvas em 72 horas foram registrados em Barro Duro - Fundac (208,8mm), Periperi (175mm) e Nova Constituinte (165,6mm). Ainda de acordo com o Cemadec, foram registradas (03/05), pelas estações meteorológicas da Codesal, rajadas de vento que chegaram à 64,8 km/h em Canabrava - Barradão; 48,2 km/h em Praia do Flamengo - Parque das Dunas e 47,2 km/h em Itapuã - UBS.

Previsão do tempo para Salvador

A previsão para este sábado (03/05), é de céu nublado a parcialmente nublado com chances de até 90% de chuvas moderadas, por vezes fortes, a qualquer hora do dia.

Para domingo (4), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas, por vezes moderadas, principalmente no período da manhã. Ao longo do dia, a tendência é de redução das chuvas. Na segunda-feira (5), a previsão é de céu parcialmente nublado com chuvas fracas, a qualquer hora do dia.

Foto Jefferson Peixoto | Secom Pms  

Solicitações de vistoria

Até às 13h30 deste sábado (3), a Defesa Civil de Salvador recebeu 94 solicitações, sendo que a principais foram 22 para deslizamento de terra, 19 para ameaças de deslizamento e 14 para ameaça de desabamento. Não houve registro de vítimas.

Plantão

Como serviço essencial da Prefeitura Municipal de Salvador, a Codesal mantém plantão de 24 horas e, em caso de emergência, deve ser contactada em caso de emergência através do número 199.

LEIA MAIS: Sem trégua: chuvas persistem na Bahia neste final de semana; confira

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.