Bairros de Salvador recebem ação de combate à dengue, zika e chikungunya neste sábado
A ação, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, acontece neste sábado (8/4)
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), promove, neste sábado (8/4), uma Ação Especial de Controle Vetorial – atividade de bloqueio de transmissão com aplicação de inseticida espacial a UBV, nas localidades com maior incidência de casos de dengue, chikungunya e zika: Bairro da Paz, Piatã, Stella Maris, Águas Claras e Cajazeiras X, das 7h às 12h.
As equipes de agentes de combate às endemias que realizam o bloqueio de transmissão espacial irão realizar pontualmente, onde ocorreram notificações de casos confirmados laboratorialmente para dengue, chikungunya ou zika, a aplicação de inseticida a Ultra baixo volume em um raio de 100 metros a partir do local de residência do munícipe acometido pela doença, e quando necessário realizam também a aplicação de inseticida de efeito residual.
A coordenadora do CCZ, Isolina Miguez, falou sobre a importância do apoio dos moradores da comunidade para que o órgão realize o trabalho. "Estamos com aumento de números de casos prováveis nesses bairros, então, é fundamental que os moradores também façam a sua parte, adotando e mantendo uma rotina de prevenção com ações cotidianas, eliminando qualquer recipiente que possa armazenar água e se transformar em criadouro. Contamos com a colaboração de todos para o combate ao mosquito", disse.
CUIDADOS QUE A POPULAÇÃO DEVE ADOTAR
Fique atento a lixeiras e sacos abertos, lixo no chão e em locais incorretos. Espelhos d'água podem servir de criadouros para larvas. Brinquedos em parques com água empoçada também podem oferecer risco. Imóveis fechados ou abandonados são áreas de possível proliferação. Verifique se há contêineres de lixo abertos e com água parada;
Remova folhas, galhos e objetos que possam impedir a água de correr pelas calhas. Mantenha as garrafas com a boca virada para baixo, evitando o acúmulo de água. Mantenha a caixa-d'água bem fechada.
Coloque também uma tela no ladrão da caixa-d'água. Faça sempre a manutenção de piscinas e fontes, utilizando os produtos químicos apropriados. Lave bebedouros de animais semanalmente com bucha ou escova. Brinquedos devem ficar em locais cobertos. Pneus devem ser guardados em locais cobertos. Encha os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda. Coloque o lixo em sacos plásticos, mantenha a lixeira bem fechada e descarte corretamente.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!