Bairro de Salvador registra quase toda chuva prevista para maio; veja qual

Para o mês de maio, a previsão é de um acumulado médio de 302,2 mm de chuva

Por Da Redação.

Há quatro dias, fortes chuvas atingem a capital e diversas cidades baianas devido a uma frente fria. Para o mês de maio, a previsão é de um acumulado médio de 302,2 mm de chuva. Em Salvador, um bairro já registrou quase todo o volume esperado para o período.

No Barro Duro, choveu 281,6 mm nas últimas 72 horas, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) neste domingo (4). Outros bairros também registraram altos volumes pluviométricos no mesmo período, como Nova Constituinte (214,6 mm) e Mirante de Periperi (212,4 mm), que estão entre os mais afetados pelas precipitações intensas.

Bairro de Salvador registra quase toda chuva para o mês de maio. Foto: Aratu On

Rajadas de vento também marcaram os primeiros dias de maio na capital baiana. Os maiores registros ocorreram, em Valéria (EMBASA) – 60,5 km/h, Canabrava (Barradão) – 64,8 km/h e Barra (Vila Naval) – 54,4 km/h. As informações são do Centro de Monitoramento, Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador.

Previsão

Para este domingo (4), a previsão indica céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas a moderadas ao longo do dia. As precipitações registradas pela manhã são influenciadas pelos resquícios da frente fria, associados a um sistema de baixa pressão.

Sirenes de alerta

A Defesa Civil acionou no sábado (3) sirene de alerta nas comunidades de Mamede, no Alto da Terezinha; Irmã Dulce, em Cajazeiras VII; Creche e Moscou, ambas no Castelo Branco; Bosque Real e Olaria, essas últimas em Sete de Abril, após registrar acumulados de chuva superiores a 150 mm nas últimas 72 horas e previsão de novos episódios de precipitação forte a muito forte.

Segundo a Codesal, o acionamento faz parte do protocolo do Plano Preventivo da Defesa Civil de Salvador (PPDC) para áreas de risco em dias de chuvas intensas. Equipes da Codesal fizeram mobilização nas comunidades com a recomendação de que os moradores deixem suas casas e se dirijam a locais seguros previamente definidos, a exemplo de escolas municipais nas proximidades.

Chuvas. Foto: Reprodução | TV Aratu

Leia Mais: Voos cancelados, carros destruídos e alagamentos: veja transtornos da chuva

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.