Bafafá na fila do ferry: demora, fura fila e até assalto; veja vídeo
Bastante confusao marcou a fila do ferry boat, em Salvador, na manhã de quarta-feira (22/6). Passageiros que estavam no carro, na fila de prioridade, chegaram a esperar cinco horas para embarcar para o feriadão de São João.
Bastante confusao marcou a fila do ferry boat, em Salvador, na manhã de quarta-feira (22/6). Passageiros que estavam no carro, na fila de prioridade, chegaram a esperar cinco horas para embarcar para o feriadão de São João.
A equipe da TV Aratu flagrou automóveis furando fila, pessoas descendo do carro para tirar satisfação, usuários reclamando da demora, da falta de orientação do trânsito, da falta de segurança, dentre outras insatisfações.
A repórter Moema Bartira, inclusive, chegou a conversar com uma família que afirmou ter sido assaltada enquanto estava na fila, dentro do carro. O homem, Hamilton, relatou que, por conta do calor, ele e a família abriram a janela do carro, e a filha, que estava no banco de trás, teve o seu celular arrancado por dois homens que fugiram correndo, em seguida.
No momento da reportagem não havia nenhuma orientação para as filas, nem policiamento. A equipe da TV Aratu encontrou um carro da Transalvador perto da entrada do terminal e, ao vivo, questionou o porquê de não estarem orientando os usuários. Irritado, o agente disse que não era de competência do órgão organizar a fila, mas, sim, da empresa que administra o terminal.
Por meio de nota, reforçou o posicionamento do agente, de que a sinalização e o ordenamento da fila do ferry-boat é de responsabilidade da empresa privada que administra o sistema, a Internacional Travessias Salvador.
"A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) reitera que a presença do órgão de trânsito na região da Feira de São Joaquim e do ferry-boat é para garantir a fluidez, a ordem e a segurança viária do trânsito do local. Os agentes da autarquia municipal estão na região desde cedo justamente cumprindo este papel", diz a nota.
SUJEIRA
Na parte interna do terminal, a fila fluía mais rápido. Porém, as pessoas reclamavam da sujeira e da precariedade do local. Havia uma artista cantando músicas juninas para animar os usuários do serviço e populares vendendo milho e amendoim.
A Agerba montou operação especial para o Ferry-Boat, com horários extras. Ao todo, sete embarcações vão operar no período junino, com viagens a mais, a depender da demanda, até a próxima terça-feira (28), com a operação de retorno do São João.
Nesse período, o serviço vai funcionar nos horários regulares, de hora em hora: das 5h às 23h30 entre segunda-feira e sábado, e das 6h às 23h30 aos domingos e feriados. Nos momentos de maior fluxo de veículos e pedestres, e com um maior número de embarcação à disposição, vão ocorrer saídas a cada 30 minutos. Além disso, cerca de 480 vagas extras no sistema de hora marcada foram disponibilizadas em horários alternativos.
As embarcações à disposição da operação são: Ivete Sangalo, Anna Nery, Dorival Caymmi, Pinheiro e Rio Paraguaçu.
A operação do Sistema Ferry-boat conta com apoio e parceria de órgãos de Salvador e Itaparica, como a Transalvador, Corpo de Bombeiros (SALVAR), Policia Militar (16ª CIPM e 5ª CIPM), Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (5ª CIPM), Secretaria Municipal de Transporte de Itaparica e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!