Aves silvestres e um jabuti são resgatados em Salvador
Dez aves silvestres e o jabuti estavam vivendo em más condições na capital baiana
Por Da Redação.
Nesta quinta-feira (13), uma operação conjunta entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador, por meio do Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa), resultou no resgate de 10 aves silvestres e um jabuti mantidos ilegalmente por indivíduos sem licença para criação de animais silvestres. A ação foi realizada com base em investigações contínuas e denúncias recebidas pelos órgãos competentes.
Durante a operação, os agentes identificaram locais onde os animais estavam sendo mantidos em condições inadequadas, muitas vezes sem os cuidados essenciais. Após o resgate, as aves e o jabuti foram encaminhados para centros de triagem, onde passarão por reabilitação antes de serem devolvidos ao seu habitat natural.
Robson Pires, coordenador do Gepa, destacou que as ações de fiscalização em parceria com o IBAMA serão intensificadas ao longo deste ano, ocorrendo semanalmente. O objetivo é reduzir o número de casos de posse e comércio ilegal de animais silvestres. “Caso alguém seja encontrado em posse de um animal silvestre sem a autorização do órgão competente, será autuado. As multas podem variar entre R$ 500 a R$ 5 mil por animal”, afirmou Pires.
Além das penalidades financeiras, os infratores poderão responder a um procedimento administrativo federal e, dependendo da gravidade do caso, poderão ser encaminhados à autoridade policial para abertura de processo criminal.
LEIA MAIS: Menores de idade furtam farmácia no Parque da Cidade
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).