Aumento da tarifa não é solução para a crise do transporte por ônibus em Salvador, avalia presidente do Sindicato dos Rodoviários
"A população já paga uma passagem cara, e o aumento pode tirar mais passageiros do ônibus", avaliou o vereador e sindicalista Hélio Ferreira (PCdoB)
Presidente do Sindicato dos Rodoviários da Bahia, o vereador Hélio Ferreira (PCdoB) defendeu nesta quarta-feira (15/12) que não haja, em 2022, o aumento da tarifa do ônibus. Na última semana, o prefeito Bruno Reis (DEM) afirmou temer que precise promover o reajuste na passagem.
“Eu acho que o caminho não é aumentar a passagem. A população já paga uma passagem cara, e o aumento pode tirar mais passageiros do ônibus. disse Ferreira, em entrevista à TV Cam. Ele também é presidente da Comissão de Transporte, Trânsito e Serviços Municipais da Casa.
Atualmente, o passageiro paga R$ 4,40 na capital baiana. "Acho que o caminho é criar tarifa social para pessoas que não têm condições de pagar passagens, para garantir acesso gratuito a estudantes, desempregados e idosos acima de 60 anos”, completou o parlamentar.
“Ia ter um equilíbrio no sistema, porque iria ter mais passageiros. O aumento da passagem acaba excluindo as pessoas, que já tem uma grande quantidade de gente excluída do transporte público”, acrescentou Ferreira.
O prefeito Bruno Reis já deu indícios, em entrevistas, de aumento na tarifa. Ele já cobrou do Governo Federal subsídio para que a passagem não seja reajustada para R$ 5.
LEIA MAIS: Homem que agrediu equipes do Grupo Aratu e da TV Bahia é secretário de Obras em Itamaraju
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.