Aquidabã recebe feira de saúde para mulheres em situação de rua nesta quinta-feira
Também será promovido o jogo de tabuleiro Caminho para a Cidadania, que tem por objetivo evidenciar de maneira lúdica o cumprimento da cidadania como recurso básico para a saúde.
Em homanagem ao outubro rosa, a Feira de Saúde Mulher da Maloca acontece nesta quinta-feira (20/11), no Aquidabã, em Salvador, das 9h às 13h. A ação em benefício das mulheres em situação de risco e vulnerabilidade social é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e viabilizada por meio do Ponto de Cidadania Centro Histórico, Consultórios na Rua Pelourinho e Gamboa.
As mulheres em situação de rua têm acesso a múltiplos serviços. Dentre eles estão a atividade de educação em saúde e rastreio de sintomático respiratório, educação em saúde para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), profilaxia pré-exposição ao HIV (Prep/PEP); preventivo e encaminhamentos a exames, educação em saúde sobre redução de danos para o tabaco, oficina de Kumbaya e auriculoterapia.
Também será promovido o jogo de tabuleiro Caminho para a Cidadania, que tem por objetivo evidenciar de maneira lúdica o cumprimento da cidadania como recurso básico para a saúde.
Por meio da estratégia, são abordados temas relevantes à redução de danos, acesso a documentação, informações jurídicas, higienização, arte, assistência, apoio psicológico, entre outros recursos utilizados a favor da saúde para população em situação de rua no âmbito de trabalho do Ponto de Cidadania.
A grade de ações, engloba, ainda, atividade de Educação em Saúde sobre mitos e verdades sobre ISTs, autocuidado, bazar de ideias, orientações e encaminhamentos para documentação, auxílios eventuais e benefícios sociais, orientações e encaminhamento para acolhimento institucional, orientações jurídicas, arte-educação e atividades com o corpo.
“Planejamos uma feira repleta de serviços essenciais especialmente para essas mulheres que enfrentam a situação de rua, onde os riscos e as vulnerabilidades se amplificam!”, declara o titular da SMS, Decio Martins.
LEIA MAIS: Anatel reforça punições contra operadoras que praticam telemarketing abusivo
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!