Advogado que matou barbeiro no Imbuí ficará em prisão domiciliar

O advogado José Geraldo Lucas Júnior matou o barbeiro Lucas Souza de Araújo em 2021

Por Da Redação.

O advogado José Geraldo Lucas Júnior, de 31 anos, acusado de matar o barbeiro Lucas Souza de Araújo em janeiro de 2021, após uma discussão em um bar no bairro do Imbuí, em Salvador, teve a prisão domiciliar concedida pela Justiça nesta terça-feira (18). A decisão foi tomada após o advogado se entregar à Polícia Civil no dia 11 de fevereiro, quando passou a cumprir prisão preventiva.



A prisão preventiva havia sido decretada em novembro de 2024, devido ao descumprimento de uma ordem judicial. O acusado foi considerado foragido até o momento de sua apresentação espontânea. No despacho que autoriza a prisão domiciliar, o juiz destacou que o advogado demonstrou "arrependimento quanto ao ocorrido" e reconheceu a importância de cumprir as determinações judiciais.


"O Réu, ao se entregar para ser imediatamente preso na audiência de comparecimento espontâneo, manifestando expressamente arrependimento, também sinaliza e revela respeito e referência ao Judiciário", afirma trecho da decisão.


A prisão domiciliar foi concedida com medidas cautelares:


1. Comparecimento semanal à Justiça, sempre na última sexta-feira de cada mês;
2. Presença obrigatória na sessão de julgamento do júri, marcada para o dia 10 de abril de 2025, no Fórum Ruy Barbosa;
3. Proibição de frequentar bares e locais de jogos de azar, bem como de se ausentar da cidade sem autorização judicial;
4. Uso de tornozeleira eletrônica, com monitoramento 24 horas.


Além disso, o advogado não poderá se afastar mais de 50 metros de sua residência no período entre 19h e 6h, de segunda a sexta-feira e nos dias de folga. O descumprimento de qualquer medida estabelecida pode resultar na revogação da prisão domiciliar e no retorno ao regime fechado.


+ Mãe de barbeiro executado no Imbuí vê assassino do próprio filho andando tranquilamente em festas; "para mim, está difícil"


Relembre o caso


O barbeiro Lucas Souza de Araújo foi morto a tiros no final da noite do dia 24 de janeiro de 2021. Ele estava no bar, acompanhado da esposa, do irmão e da cunhada. No momento em que a companheira e a cunhada foram ao banheiro, o advogado José Geraldo e um amigo assediaram as duas mulheres.


Lucas viu e foi tirar satisfação com o suspeito. Momentos depois, o advogado caminhou até a mesa em que Lucas estava com a família e iniciou um tumulto e atirou nele. Câmeras de segurança registraram o momento do crime.



O corpo de Lucas foi sepultado na cidade de Santa Inês, a cerca de 310 km de Salvador, em 26 de janeiro de 2021. No mesmo dia, as prisões temporárias do suspeito e do amigo dele foram decretadas pela Justiça.


No dia seguinte, o suspeito e o amigo se entregaram à polícia, na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). No local, houve um novo tumulto, porque a família da vítima também estava lá.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.