AO VIVO Últimas Notícias
11/09/2024 21h56 | Atualizado em 11/09/2024 21h56

Fundação Cidade Mãe completa 29 anos de cuidado e atenção às crianças e adolescentes de Salvador

Para celebrar a marca, a FCM realizou eventos no intuito de relembrar o seu papel na sociedade, bem como transmitir aos soteropolitanos a importância da atenção com as crianças e adolescentes

Fundação Cidade Mãe completa 29 anos de cuidado e atenção às crianças e adolescentes de Salvador Foto: Divulgação
Da Redação

No último mês de agosto, a Fundação Cidade Mãe (FCM), órgão da Prefeitura de Salvador, completou 29 anos de atuação em prol da proteção básica da infância e adolescência da capital baiana. Para celebrar a marca, a FCM realizou eventos no intuito de relembrar o seu papel na sociedade, bem como transmitir aos soteropolitanos a importância da atenção com as crianças e adolescentes.

No dia 16 de agosto, na praça Thomé de Souza, a Fundação reuniu todos os Centro de Convivência Socioassistencial (CCS) para a exposição do chamado Tapete da Cidadania, uma arte criada pelos educandos da FCM com material reciclável, como areia borra de café e serragem, para retratar a proteção social básica e especial das crianças e adolescentes que se encontram em vulnerabilidade social .

Já no dia 29, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), onde, inclusive, funciona um CCS, foi realizado o espetáculo “Nas Asas da imaginação cada história é uma aventura”, protagonizado, também, por educandos que fazem parte da Fundação.

Comemorando mais um aniversário a frente da FCM, a presidente Isabela Argolo parabenizou a todos os servidores que fazem parte do órgão, bem como ao prefeito Bruno Reis por priorizar o cuidado com a criança e adolescente em seu mandato.

“É muito gratificante olhar para os rostinhos de nossas crianças e adolescentes e vermos o quanto eles mudaram desde quando ingressaram na Fundação. Muitos chegaram sem expectativa de futuro, sem sonhos, e estão agora sendo verdadeiros artistas. É este futuro que queremos dar a eles, é assim que seguiremos trabalhando para mudar realidades e transformar sonhos. São 29 anos e que venham mais e mais”, disse a presidente.

A Fundação Cidade Mãe foi criada e implementada em 17 de agosto de 1995, através da Lei 5.045 de agosto de 1995, pelo poder público municipal, estando vinculada à Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SMPJ).

O trabalho da FCM está voltado para a superação do quadro de desigualdades sociais por meio da formulação e execução de políticas públicas de atendimento a crianças, adolescentes e jovens em situação de risco pessoal, social ou de violação de direitos, na perspectiva da sua promoção, defesa e proteção.

Sua atuação se efetiva através de ações da Proteção Social Básica e Especial, em consonância com o que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e Política Nacional de Assistência Social (PNAS).

Na Proteção Básica são ofertadas oficinas culturais, esportivas e profissionalizantes no âmbito dos Centros de Convivência Socioassistencial (CCS). Na Proteção Especial, os serviços são ofertados através das unidades de acolhimento institucional e acompanhamento a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

LEIA MAIS: Donald Trump diz que Taylor Swift vai ‘pagar o preço’ por apoiar Kamala Harris

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter.  Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).