Cidade

Defesa Civil abre nova turma de capacitação de voluntários em maio

O voluntário é capacitado para a atuar em atividades referentes à disseminação de informações, além de instruir e mobilizar a população acerca de riscos e como agir em casos de crise

Por Lucas Pereira

Defesa Civil abre nova turma de capacitação de voluntários em maiodivulgação/Codesal
Estão abertas vagas para a nova turma de formação de voluntários para atuação em comunidades localizadas em áreas de risco, oferecido pela Defesa Civil de Salvador (Codesal). Mensalmente, são capacitados 60 voluntários para disseminar as ações da instituição.
As aulas da formação "Mobiliza Defesa Civil" acontecem no auditório da Codesal, na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), sempre na primeira sexta-feira do mês. Para participar, basta acessar o site da Codesal e, na aba Seja Voluntário, preencher as informações e aguardar a resposta através do e-mail cadastrado na plataforma.
Codesal

Com duração de cinco horas, o curso não gera vínculo empregatício, nem remuneração de qualquer tipo, conforme Termo de Adesão ao Serviço Voluntário assinado pelos participantes que, ao final das aulas, recebem certificados de conclusão. A próxima turma de formação de voluntários da Defesa Civil vai acontecer no dia 3 de maio.
FORMAÇÃO
O voluntário é capacitado para a atuar em atividades referentes à disseminação de informações. Além disso, pode instruir e mobilizar a população acerca de riscos e sobre como agir em casos de crise, na prestação de socorro e na imediata resposta aos problemas.
A capacitação é apresentada em quatro módulos, subdivididos em:
“Defesa Civil Institucional", que detalha as ações do órgão e demais secretarias associadas nas ações de apoio às comunidades de risco;
"Primeiros Socorros", capacitando o corpo voluntário a atender cidadãos feridos durante situações de crise;
"Mudanças Climáticas", com um apanhado geral acerca do papel dessas alterações no meio ambiente nas cidades;
"Percepção de Risco em Defesa Civil", ministradas por engenheiros da Codesal, que demonstram como o cidadão comum pode perceber os sinais quando uma área pública ou moradia corre riscos estruturais.
A coordenadora de Ações Comunitárias e Educativas da Codesal, Fabiana Santana, lembra que, desde 2022, 1.574 voluntários foram capacitados para serem multiplicadores das ações da Codesal nas comunidades de risco. Destes, 174 receberam a capacitação nos primeiros três meses deste ano.
De acordo com a Codesal o curso é de fundamental importância, especialmente neste momento em que registrou-se o abril mais chuvoso dos últimos 30 anos.
LEIA MAIS: Raio-X da Ponte Salvador-Itaparica: uma das maiores obras do século ficará pronta em 2028?
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.