Em “alerta máximo” devido ao risco de deslizamento de terra, a comunidade de Bosque Real, no bairro de Sete de Abril, em Salvador, teve a sirene acionada pela Defesa Civil (Codesal), por volta das 8h desta quinta-feira (8/6). A orientação é que moradores sigam para locais seguros.
Sete de Abril é um dos bairros da capital baiana em que mais choveu nas últimas 24 horas, de acordo com dados da Codesal. Foram 59,8 mm, atrás apenas de Sussuarana (66,4 mm), e São Rafael (60,6 mm).
Segundo o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo, as famílias estão sendo orientadas a evacuar para a Escola Municipal de Novo Marotinho. As equipes do órgão estão em campo, com megafones e viaturas para auxiliar na saída das famílias, enquanto funcionários da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) já aguardam na unidade de ensino. “Todos os protocolos foram executados com o objetivo de preservar a vida dos moradores”, afirmou o diretor.
Sosthenes comentou, ainda, a possibilidade de acionamento de sirene em outros pontos da cidade. “Mas, independente disso, é preciso ficar atento, por cauda do acumulado de chuva, que possibilita a ruptura de taludes, deslizamento de terra e, por vezes, soterramento de edificações”, completou, ressaltando que em caso de emergência ou “qualquer alteração de cenário”, o cidadão deve ligar para a Defesa Civil, pelo número gratuito 199, disponível 24 horas.
Previsão é de continuidade de chuvas no feriado de Corpus Christi
A previsão para esta quinta-feira, feriado de Corpus Christi, é de céu nublado com chances de até 90% de chuvas fracas a moderadas, não se descartando a possibilidade de chuvas fortes, a qualquer hora do dia. Há risco para alagamentos e deslizamentos de terra.
As estações monitoradas pelo Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec) registraram nas últimas 24 horas (dados atualizados às 16h30) os maiores acumulados de chuvas em Itapoã (81,4mm), São Caetano (74,1mm), Rio Sena (72,4mm), Capelinha – Vila Picasso (72,4 mm) e Santa Luzia (72,2mm,).
As chuvas foram causadas pela atuação de um sistema de baixa pressão (Cavado) próximo a costa do Nordeste e um sistema de alta pressão sobre o oceano Atlântico que intensificaram os ventos úmidos sobre Salvador.
Previsão para os próximos dias
Na sexta-feira (9), a previsão é de céu nublado com chuvas fracas a moderadas, a qualquer hora do dia. Há risco para alagamentos pontuais e deslizamentos de terra.
Entre sábado domingo (10 e 11), a previsão é de céu parcialmente nublado com chuvas fracas, por vezes moderadas, a qualquer hora do dia. Há risco para deslizamento de terra.
Ocorrências
As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real no site da Defesa Civil de Salvador (clique aqui).
Leia mais: Chuva intensa provoca deslizamento de terra e põe em risco moradores da Capelinha
Leia mais: Linha de Frente: Comércio não superou sequelas da pandemia, avalia presidente da Fecomércio-Ba
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!