Salvador ganhará Centro de Tratamento Oncológico para pacientes do SUS
Com investimento de R$ 3 milhões da Prefeitura, o novo centro terá 600 m² de área e possibilitará ampliação, requalificação e uma assistência integral, resolutiva e acolhedora aos pacientes em tratamento do câncer na capital baiana
A capital baiana ganhará um novo Centro de Tratamento Oncológico que atenderá pacientes integralmente via Sistema Único de Saúde (SUS), dentro das instalações do Hospital Santa Izabel (HSI), em Nazaré. O convênio para início imediato das obras foi firmado pelo prefeito Bruno Reis, ao lado do secretário municipal da Saúde (SMS), Decio Martins, e do provedor da Santa Casa da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves, nesta sexta-feira (28/10), durante solenidade realizada no HSI.
Com investimento de R$ 3 milhões da Prefeitura, o novo centro terá 600 m² de área e possibilitará ampliação, requalificação e uma assistência integral, resolutiva e acolhedora aos pacientes em tratamento do câncer na capital baiana. A nova instalação funcionará dentro do Ambulatório Silva Lima, do Santa Izabel, e aumentará em 30% a capacidade de atendimento do local, dando mais conforto aos pacientes atendidos.
As obras têm prazo de seis meses para conclusão.
"A Prefeitura já tinha contrato firmado com a Santa Casa para atendimento a pacientes oncológicos, mas que não estava sendo executado pela sua totalidade justamente por falta de um espaço como esse. No novo centro, o paciente terá tratamento integral desde a chegada, com exames de tomografia e ultrassonografia, além de ter todo o acompanhamento necessário", destacou o prefeito.
O provedor da Santa Casa da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves, disse que a unidade hospitalar realiza atualmente 2 mil atendimentos mensais numa área de 200 m², mas que, em muitos exames demandados, os pacientes precisam percorrer outros prédios do hospital. "A ideia, portanto, é criar uma estrutura para que eles sejam atendidos num só lugar, com mais rapidez e com precisão diagnóstica", frisou o gestor.
Com a ampliação, acrescentou Alves, o espaço também aumentará oferta de microcirurgias no aparelho abdominal e permitirá acompanhamento de cirurgias de forma virtual, treinamento de equipes à distância, além de educação continuada junto aos postos de saúde e prontos atendimentos para pacientes que precisam de cuidados paliativos.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!