MP aciona Justiça contra academias por práticas abusivas durante pandemia; cancelamento deve ser facilitado

Caso o pedido seja julgado procedente, o cliente poderá apenas preencher o requerimento da academia, seja por email, telefone ou presencialmente

Por Da Redação.

MP aciona Justiça contra academias por práticas abusivas durante pandemia; cancelamento deve ser facilitadodivulgação/Secom Salvador

O Ministério Público da Bahia (MP), por meio da promotora de Justiça Joseane Suzart, pediu à Justiça que determine que as academias das redes Self It e Alpha Fitness não criem obstáculos para efetivar o cancelamento ou a suspensão das matrículas dos alunos. A intenção é que a medida seja válida independentemente do plano optado.

Caso o pedido seja julgado procedente, o cliente poderá apenas preencher o requerimento da academia, seja por email, telefone ou presencialmente, desde que não decretado o isolamento social devido à pandemia Covid-19. Segundo o MP, esses locais tem exijido a presença física do consumidor para cancelamento e têm dificultado a suspensão quando há parcelamento por meio de cartão de crédito. Além disso, as academias têm cobrado multas indevidas aos clientes. 

A procuradora pede ainda que se determine que, nesses casos, os valores pagos sejam reembolsados sem “postergação infundada” e, quando se tratar de pagamento por cartão, que a operadora seja comunicada da suspensão da cobrança. Pede ainda que, diante da suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia, mantendo-se o isolamento social, seja respeitado o direito do consumidor a obter a compensação dos dias não frequentados, ou das aulas específicas não ministradas, por meio de reposição ou acréscimos de dias a serem frequentados, válidos até o fim do contrato, cabendo renovação, com a devida conciliação de eventuais compensações, desde que possam ser negociadas individualmente com cada consumidor.

A ação também requer que as academias alterem a redação de diversas clausulas consideradas abusivas e unilaterais pelo MP, como às que dizem respeito às normas de suspensão de contrato e de acesso às unidades pelos alunos. Além de alterá-las, será de responsabilidade do empreedimento comunicar as mudanãs aos alunos. 

LEIA MAIS: Vereadores de Feira de Santana decidem multar quem for flagrado sem máscara; valor será de R$ 300

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.