Siga o Aratu ON no GoogleE veja as notícias do Brasil e da Bahia com destaque nas suas buscas.
Adicionar

Câmara aprova retirada do nome de registro da identidade de pessoas trans

Medida busca garantir que pessoas trans e travestis não sejam obrigadas a expor o nome de registro na carteira de identidade

Por Anna Caroline Santiago.

A carteira de identidade de pessoas trans e travestis poderá deixar de exibir o nome de registro ao lado do nome social. A mudança está prevista em um projeto aprovado nesta quarta-feira (4) pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.

Câmara aprova retirada do nome de registro da identidade de pessoas trans. Foto: Divulgação

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 109/23, de autoria da deputada federal Erika Hilton (Psol), prevê a retirada de um trecho do Decreto 10.977/22, que regulamenta a emissão do documento. A medida busca evitar que pessoas trans e travestis que ainda não retificaram o nome em cartório sejam obrigadas a expor o nome de registro em documentos oficiais.

Na justificativa da proposta, Erika Hilton argumenta que a exibição dos dois nomes no mesmo documento pode gerar constrangimento, além de aumentar a exposição dessas pessoas a situações de preconceito e violência.

Relatora do projeto, a deputada Célia Xakriabá também destacou que, em 2023, um grupo do próprio governo federal defendeu que a carteira de identidade tivesse apenas um campo identificado como "nome", sem distinção entre nome civil e nome social.

O parecer ainda cita diretrizes internacionais de direitos humanos que orientam os países a evitar o uso de identificações de gênero em documentos oficiais quando elas puderem resultar em discriminação.

Próximos passos

Após a aprovação na comissão, o projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Em seguida, seguirá para votação no Plenário da Câmara dos Deputados. Para entrar em vigor, o texto também precisará ser aprovado pelo Senado.

Saiba como solicitar nova carteira de identidade no celular

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) agora pode ser solicitada pelo celular. O processo é feito pelo aplicativo ou site do gov.br e acelera a obtenção do documento, que se tornará padrão em 2032.

O passo a passo varia por estado, mas pode ser consultado neste link. É necessário ter documentos em mãos como certidão de nascimento ou casamento, RG e comprovante de residência.

Pela internet é possível solicitar e até mesmo agendar a retirada da CIN. Estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais já realizam o envio do documento em casa, a partir dos Correios.

Apesar da novidade, ainda é possível realizar todo o processo presencialmente em postos de identificação espalhados pelo país. A primeira via é gratuita em todas as modalidades.

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) agora pode ser solicitada pelo celular. Foto: Divulgação

A nova carteira de identidade começou a ser emitida em 2022 no Rio Grande do Sul e desde então já está disponível em todo o Brasil. A lei que criou a CIN determina um prazo de 10 anos para que ela se torne a identidade padrão dos brasileiros.

Ou seja, a partir de 2032 o documento será obrigatório, já que o antigo RG deixará de valer.

Leia mais: Ciclone coloca Bahia em alerta para rajadas de vento de até 70 km/h; veja recomendações

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.