Baiana que criou tecnologia para água potável lança livro infantil

Baiana que criou tecnologia de acesso à água potável lança livro infantil inspirado na filha

Por Juana Castro.

A cientista, pesquisadora e empreendedora social Anna Luísa Beserra, criadora da tecnologia Aqualuz, reconhecida internacionalmente, anunciou o lançamento de um livro infantil. Intitulado “Lulu e a Magia do Sol”, a obra foi inspirada em sua própria filha, Luna, e em sua jornada de vida.

+'Por que o Aqualuz não é política pública?’, questiona cientista baiana

Em entrevista ao portal Aratu On, nesta quinta-feira (4), Beserra revelou a motivação por trás da escrita. "Não foi só para ela, mas foi um pouco a maternidade. Eu tenho uma filha que se chama Luna, ela vai fazer três anos agora em setembro... desde que eu comecei a estimular a leitura, eu comecei a pensar em como é que eu posso contar histórias que possam incentivar ela a se tornar uma pessoa que vai ajudar o planeta de alguma forma", disse.

Anna Luísa Beserra E a Luna

A obra é uma adaptação de sua própria história de vida, com elementos lúdicos para o público infantil. “É um livro que vem para inspirar principalmente as meninas a construírem uma carreira científica, a buscarem solucionar problemas do mundo, independente da idade", ressaltou. O livro está disponível para entrega física em Salvador e também pode ser adquirido em uma loja virtual.

Divulgação

Homenagem na Alba

O lançamento do livro ocorreu em um dia especial para a cientista, que recebeu a Comenda 2 de Julho na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Proposta pelo deputado Antonio Henrique Júnior (PP), a homenagem é um reconhecimento por suas contribuições científicas e sociais. A cerimônia aconteceu no Plenário Orlando Spinola.

SDW e Aqualuz

Aos 27 anos, Anna Luísa Beserra possui uma notável história de inovação. Sua trajetória começou aos 15 anos, motivada pela leitura de "Vidas Secas", de Graciliano Ramos, quando decidiu usar a ciência para gerar impacto social. Esse propósito a levou a fundar a SDW (Sustainable Development & Water for All) aos 17 anos e a desenvolver o Aqualuz, um sistema que purifica a água utilizando apenas a luz solar.

A invenção de Beserra conquistou reconhecimento global, rendendo-lhe o prêmio "Jovens Campeões da Terra" do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente em 2019, tornando-se a única brasileira a receber a honraria. Ela também foi premiada pela Shell Company em seu programa LiveWIRE e é uma Fellow da Young Water Solutions.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.