Baiana que criou projeto de acesso à água recebe mais alta honraria da Alba
Aos 27 anos, Anna Luísa Beserra, única brasileira premiada pela ONU no Jovens Campeões da Terra, celebra a Comenda Dois de Julho como símbolo de resistência
Por Da Redação.
No próximo dia 4 de setembro, às 15h, na Assembleia Legislativa da Bahia, Anna Luísa Beserra, fundadora e CEO da SDW, receberá a Comenda Dois de Julho, a mais alta honraria concedida pelo Legislativo baiano, indicada pelo deputado Antônio Henrique Júnior.
A homenagem reconhece a trajetória de uma jovem que, aos 15 anos, leu o livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos, sobre a seca no Nordeste e decidiu transformar ciência em impacto social. Com incentivo da avó, professora aposentada de português, e inspiração na mãe enfermeira e no pai empreendedor criativo, Anna construiu um caminho marcado por desafios e superações.
“O que eu me lembro neste momento não são só as vitórias, mas todas as vezes em que tive motivos para desistir. Hoje, essa comenda simboliza que cada vez que escolhi continuar valeu a pena e que muitas portas ainda vão se abrir”, afirma.
Fundadora da SDW aos 17 anos, Anna é a mente por trás do Aqualuz, tecnologia que trata água usando apenas a luz do sol. Hoje, a empresa já desenvolveu sete soluções sustentáveis, atuando no Brasil, Equador e Porto Rico, beneficiando mais de 41 mil pessoas e acumulando cerca de R$ 8 milhões em faturamento. Reconhecida pela ONU, pela Unesco e pelo Muhammad Ali Humanitarian Award, ela vê o futuro com um objetivo ousado:
Meu sonho é que a SDW não exista mais, porque teremos resolvido o problema do acesso à água e saneamento”.
A Comenda Dois de Julho chega como mais um marco na trajetória de quem transformou curiosidade infantil em compromisso global e que agora inspira novas gerações a fazerem o mesmo.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).