PM é investigado por fazer selfie com rapper Oruam, filho de líder do CV
O PM, que estava fardado e em serviço no momento do ocorrido, posou ao lado do cantor próximo a uma viatura
Por Da Redação.
Um policial militar do Rio de Janeiro está sendo investigado pela corregedoria da Polícia Militar (PM) após tirar uma selfie com o rapper Oruam, filho de Marcinho VP, um dos líderes do Comando Vermelho (CV).
O PM, que estava fardado e em serviço no momento do ocorrido, posou ao lado do cantor próximo a uma viatura, sorrindo para as fotos. Um vídeo que registra a cena circulou em um grupo fechado de policiais no WhatsApp e chegou à cúpula da PM, que decidiu abrir um processo administrativo para apurar o caso.
+ Oruam é dono de gato da raça mais cara do mundo, que pode custar R$ 100 mil
O comandante-geral da PM do Rio, coronel Marcelo Menezes de Nogueira, falou sobre o incidente. | Foto: Redes Sociais
O comandante-geral da PM do Rio, coronel Marcelo Menezes de Nogueira, falou sobre o incidente em entrevista à coluna de Paulo Cappelli, do portal Metrópoles. “Determinei a abertura de inquérito policial militar, de cunho interno, a ser realizado pela corregedoria. Não farei julgamento preliminar, mas entendo que não é recomendável associar um órgão policial a um rapper que exalta o fato de ser filho de traficante”, afirmou o coronel.
“Na medida em que o policial está fardado, a serviço da segurança do estado, efetivamente minha visão é que não é desejável essa conduta. Repudio a posição do policial. Ela não representa a posição da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro”.
O comandante destacou que a corregedoria apurará os fatos “sem prejulgar”, ouvindo o policial envolvido para entender a dinâmica do caso, sempre respeitando os direitos ao contraditório e à ampla defesa.
O vídeo gerou críticas entre colegas de farda. Embora alguns tenham argumentado que Oruam não deveria ser associado aos crimes do pai, a maioria dos policiais avaliou que as letras do rapper fazem apologia ao tráfico de drogas e armas, além de possivelmente defender Marcinho VP, condenado por crimes violentos.
O comandante destacou que a corregedoria apurará os fatos “sem prejulgar”. | Foto: Redes Sociais
Oruam, de 24 anos, nascido na favela Cidade de Deus, na zona oeste do Rio, já foi o rapper mais ouvido no Spotify Brasil em diferentes meses de 2024. Em suas músicas, ele frequentemente aborda a vida no tráfico e critica as forças policiais.
Recentemente, o rapper foi alvo de polêmica após uma vereadora de São Paulo, Amanda Vettorazo (União Brasil), apresentar um projeto de lei que visa proibir o uso de recursos públicos para financiar shows do artista na cidade. O projeto tem como objetivo impedir apresentações que promovam crimes ou drogas, gerando uma troca de farpas nas redes sociais entre o rapper e a parlamentar. Além disso, Oruam teve sua participação no Carnaval de Salvador cancelada.
Em 2023, o rapper comentou sobre seu pai, Marcinho VP, afirmando: “Meu pai errou. Mas está pagando pelos seus erros e com sobra. Só queria que pudesse cumprir uma pena digna e saísse de cabeça erguida”.
Siga a gente no Insta, Facebook e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).