O que é pneumonia? Entenda a doença que levou Léo Dias à internação

Além de Léo Dias, outras personalidades, como o Papa Francisco, também já enfrentaram a pneumonia

Por Ananda Costa.

A pneumonia, infecção respiratória que recentemente levou o jornalista Léo Dias à internação e que já afetou figuras como o Papa Francisco e Cid Moreira, segue sendo uma das principais causas de morte por doenças infecciosas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Léo Dias e outras personalidades já enfrentara a pneumonia; veja lista. Foto: reprodução

Causada por vírus, bactérias ou fungos, a doença exige diagnóstico precoce e tratamento adequado para evitar complicações graves, especialmente em grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas com doenças pré-existentes. Por sua importância, o Dia Mundial da Pneumonia é celebrado em 12 de novembro, com o objetivo de conscientizar a população sobre prevenção e sinais de alerta.

Quais são os principais sintomas da pneumonia?

Os sinais mais frequentes da doença incluem:

  • Febre alta

  • Tosse com catarro

  • Falta de ar

  • Dor no peito

O diagnóstico geralmente é feito por meio de exames de imagem, como raio-X ou tomografia, e análise de secreções respiratórias.

Como é o tratamento?

O tratamento da pneumonia depende da causa identificada:

  • Pneumonia bacteriana: uso de antibióticos

  • Pneumonia viral: repouso e medicamentos para aliviar os sintomas

  • Pneumonia fúngica: antifúngicos específicos

Em alguns casos, principalmente em pacientes com pneumonias recorrentes, a doença pode evoluir e provocar complicações, como fibrose pulmonar, além de agravar outras condições, como insuficiência cardíaca. Em idosos, como o Papa Francisco, o risco de mortalidade é ainda maior.

Como prevenir a pneumonia?

A melhor forma de prevenção envolve hábitos simples e vacinação em dia. Confira as principais recomendações:

  • Vacinação contra gripe, COVID-19 e pneumococo

  • Higienização frequente das mãos

  • Evitar o tabagismo e ambientes com muita poluição

Famosos que faleceram em decorrência de pneumonia

Brittany Murphy (1977–2009): A atriz norte-americana, conhecida por filmes como "As Patricinhas de Beverly Hills" e "8 Mile - Rua das Ilusões", faleceu aos 32 anos devido a uma pneumonia agravada por anemia e intoxicação por medicamentos.

Guillaume Depardieu (1971–2008): Ator francês e filho de Gérard Depardieu, Guillaume morreu aos 37 anos após contrair uma pneumonia fulminante.

Paulo José (1937–2021): Renomado ator e diretor brasileiro, Paulo José faleceu aos 84 anos em decorrência de complicações de uma pneumonia.

Maria Fernanda (1926–2022): Atriz brasileira e filha da poetisa Cecília Meireles, Maria Fernanda morreu aos 96 anos devido a uma pneumonia bacteriana.

Silvio Santos (1930–2024): Famoso apresentador e empresário brasileiro, Silvio Santos faleceu aos 93 anos devido a uma broncopneumonia após infecção por Influenza (H1N1).

LEIA MAIS: Morre Cid Moreira, aos 97 anos; jornalista foi vítima de uma pneumonia

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.