Celebridades

Especialista diz que Juliette manipulou Lumena para bancar vítima em reality show

"Não sei se a Juliette traz essa técnica da advocacia, mas ela é um diamante embrulhado com jornal. Você olha [e pensa]: 'Ah, que humilde'. Mas dentro, ela tem uma capacidade muito grande de eloquência, fala, negociação, exigência", defende.

Por Da Redação

Especialista diz que Juliette manipulou Lumena para bancar vítima em reality showCréditos da foto: redes sociais/@LumenaAleluia/@Juliette

A discussão entre a finalista Juliette Freire e a baiana Lumena Aleluia no Big Brother Brasil rendeu muito mais que memes e continua sendo discutida mesmo após três meses. Um especialista em análise comportamental analisou o momento em que Lumena sai, com o dedo apontado, e conversa com Juliete, que está sentada, e afirma que a confinada manipulou a baiana.


"Ela [Juliette] é muito rápida no raciocínio, percebe rapidamente os diálogos de uma maneira que congela os outros. Ela fala de uma forma muito peculiar, a Juliette fala com um requinte de sarcasmo que você fica naquela situação: 'Cara, ela está me batendo ou brincando comigo?'. Mas é no limite muito tênue", explica Ricardo Ventura, psicanalista e cientista comportamental, em entrevista ao Notícias da TV.


O debate em questão aconteceu no último dia 3 de fevereiro. "Naquele momento em que a Lumena vem com o dedo [apontado], o que a Juliette fez? Primeiro, pegou uma narrativa de que, 'se ofendi alguém de alguma característica de militância ideológica, tenho que sentar e aprender'", detalha.


"Ela [Juliette] se utiliza da própria argumentação da pessoa. A Lumena, inclusive, falou muitas vezes isso: 'Se você não sabe, aprenda!'. Então, todo mundo ali ficou nessa posição de aprendizado, até que isso explodiu quando a Camilla [de Lucas] falou que estava cansada de ensinar essas temáticas. Então, a Juliette pega algo tênue na narrativa, o 'me ensina', e senta. Ou seja, 'estou aqui submissa a você'", completa Ventura.


Na sequência da cena, Gilberto Nogueira percebeu a atitude da maquiadora e pediu para a DJ não continuar a discussão em pé. "Por quê? Para elas ficarem no mesmo nível. Por exemplo, se estou no banco, sentado, e alguém chega perto gritando, reclamando, a primeira regra de Rapport é que eu fique de pé também, para que fique igual a você", comenta. O Rapport é uma área da psicologia que estuda técnicas para promover uma relação de empatia com os demais, a fim de proporcionar uma comunicação com menor grau de resistência entre os envolvidos.


"Se continuo sentado, vão aparecer mil coisas na sua cabeça de forma inconsciente. A regra básica, se você realmente quer criar uma empatia durante um diálogo, é ficar na mesma altura dos olhos do outro envolvido. Se você fica na mesma altura dos olhos, inconscientemente, me sinto acolhido, mesmo em uma briga", pontua ele.


Durante a análise, Ventura reforça que a atitude de Juliette foi proposital: "Fica muito claro que foi algo na linha: 'Você [Lumena] é que vai brigar comigo, eu não vou brigar com você'. Foi de propósito? Óbvio que foi, está muito claro. Foi pensado, foi para criar realmente uma situação de 'sou a receptora da situação' e não a causadora, 'sou a vítima, não o algoz', 'sou a voz menor'", defende.


Nas redes sociais, um dos questionamentos apontados pelos fãs do reality é que, por ser advogada, Juliette teria estudado técnicas de persuasão na faculdade para saber se posicionar como a "vítima" durante uma discussão, ferramenta supostamente utilizada em estratégias de defesa na esfera judicial. "Não sei se a Juliette traz essa técnica da advocacia, mas ela é um diamante embrulhado com jornal. Você olha [e pensa]: 'Ah, que humilde'. Mas dentro, ela tem uma capacidade muito grande de eloquência, fala, negociação, exigência. Ela traz essa primeira impressão de simplicidade, mas, por dentro, ela é extremamente inteligente", opina o especialista.


LEIA MAIS: Aulas municipais, que começariam segunda, são canceladas pela prefeitura


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.