Bloqueios, unfollows e alfinetadas: o lado B dos artistas baianos
De Léo Santana a Daniela Mercury, artistas baianos protagonizam capítulos intensos nos bastidores
Por Murilo Motta.
A música baiana é marcada por grandes sucessos, muita energia e também por fortes personalidades. Ao longo dos anos, diversos artistas que compõem a cena do axé, do pagode, e de outros gêneros musicais, se envolveram em desentendimentos públicos, revelando bastidores intensos e, muitas vezes, surpreendentes.
De trocas de farpas nas redes sociais a pedidos de desculpas televisionados, as tretas entre estrelas da música da Bahia renderam capítulos à parte na história do entretenimento local.
Bell Marques e Léo Santana
Troca de 'unfollow' expõe climão entre ícones do axé
O clima entre Bell Marques e Léo Santana não anda dos mais harmoniosos. Durante participação no programa de Virgínia Fonseca, exibido em 2024, o GG do pagode revelou ter ficado magoado ao descobrir que Bell não o seguia nas redes sociais. “Eu fui olhar e vi que ele não me seguia... fiquei chateado. A gente é amigo, sou próximo dos filhos dele, Rafa e Pipo. Aí parei de seguir também”, contou Léo. Apesar da fala ter sido em tom leve, o comentário evidenciou uma ponta de ressentimento, especialmente vindo de alguém que sempre demonstrou admiração por Bell.
Léo Santana e Igor Kannário
Feat interrompido virou rompimento digital e público
Outra relação que azedou foi entre Léo Santana e Igor Kannário. Em entrevista a um podcast, o Príncipe do Gueto contou ter deixado de seguir Léo após um episódio envolvendo a música “Favela Venceu”. Segundo ele, deixou de investir em uma música própria no Carnaval de 2023, apostando na faixa feita com Léo, que não teria sido devidamente promovida. “Ele me chamou para fazer o feat, gravamos clipe e tudo. Mas ele não trabalhou a música. Eu acreditei na parada dele, e ele só investiu em ‘Zona de Perigo’”, reclamou Kannário.
Léo rebateu publicamente: “Essas coisas se resolvem entre amigos. Ele foi para as redes sociais e falou daquela forma, foi muito infeliz. A música que fizemos era uma grande aposta. Investi, impulsionei, mas ‘Zona de Perigo’ veio de forma inesperada. Roupa suja se lava em casa. Sempre respeitei o Kannário”.
Igor Kannário e Daniela Mercury
Realeza do axé e do gueto em rota de colisão — e reconciliação
O embate entre Daniela Mercury e Igor Kannário começou em 2013, quando a Rainha do Axé criticou duramente letras de algumas bandas de pagode baianas, citando A Bronkka como exemplo. “Tem gente que faz o extraordinário, como Márcio Victor, Parangolé... Mas tem banda que só fala ‘rala o pinto’, ‘lobo mau’... Isso é desnecessário. Vocês precisam estudar”, disparou.
Kannário não deixou barato: “Como dizia Dercy Gonçalves, Daniela Mercury tem que se f...! Eu sou Igor Kannário, o príncipe do gueto.” Mas a história teve final feliz: Daniela chegou a cantar “Aba Reta e o Bermudão” hit do príncipe, e Kannário pediu desculpas ao vivo no programa Universo Axé, da TV Aratu. Paz selada na música baiana.
Daniela Mercury e Tony Salles
Trio elétrico apertado gera saia justa entre artistas no Carnaval
Durante o Carnaval de 2024, uma situação no Circuito Dodô (Barra-Ondina) gerou um bate-boca entre Daniela Mercury e Tony Salles, vocalista do Parangolé. O trio de Tony teria se aproximado demais do de Daniela, prejudicando seu desempenho no desfile. “Coisa feia encostar na gente assim, viu? Respeite que não sou moleque, rapaz”, esbravejou Daniela em cima do trio.
Tony se defendeu, alegando atraso na programação. “Não é porque sou de pagode, periférico, suburbano, que é para me desrespeitar.” Daniela respondeu em entrevista: “Ele chegou atrasado, se atrapalhou e ainda tentou colocar a culpa em mim. Isso não é justo.” No fim, Tony pediu desculpas e se declarou: “Amo você, Daniela.” Ela respondeu com maturidade: “Aceito o pedido, axé para você”.
Mara Maravilha e Daniela Mercury
Mágoas do passado ainda ecoam nas lembranças da apresentadora
Mara Maravilha também já trocou farpas com Daniela Mercury. Em entrevista, a apresentadora relembrou o início de carreira das duas na Bahia e acusou a cantora de ingratidão. “Tem uma cantora da Bahia... ingrata, né? Minha mãe vivia pedindo para colocarem ela no meu programa. Um dia, nos encontramos, e ela fingiu que não me conhecia.” Ao ser questionada, Mara não escondeu: “Uma Mercury aí qualquer”.
Claudia Leitte e Ivete Sangalo
De parceria à ruptura silenciosa após polêmica religiosa
A suposta rivalidade entre Claudia Leitte e Ivete Sangalo sempre foi alvo de especulação. Durante a pandemia, as duas chegaram a fazer uma live juntas e até lançaram músicas em parceria, mostrando que o clima era de paz. No entanto, tudo mudou no fim de 2024, quando Claudia trocou a palavra “Iemanjá” por “Rei Yeshua” ao cantar “Caranguejo” em um show. A atitude gerou críticas de representantes culturais e religiosos, incluindo Pedro Tourinho, secretário de Cultura de Salvador — post que recebeu o apoio de Ivete.
Em resposta, Claudia bloqueou Ivete nas redes sociais. Desde então, não houve mais interação pública entre as duas. Ivete, por sua vez, nunca comentou o episódio.
Tuca Fernandes e Manno Góes
Ex-parceiros do Jammil revelam mágoas e visões opostas sobre reencontro
O ex-vocalista do Jammil, Tuca Fernandes, e o ex-integrante e compositor Manno Góes também expuseram desentendimentos. Tuca relatou discussões e tensões no passado: “Já jogamos guitarra pra cima, baixo... Era coisa de direção mesmo".
Manno, por sua vez, deixou claro que questões políticas também pesam. “O bolsonarista Tuca não olharia pra minha cara nem no camarim. Mas no palco a gente ia se divertir pra carlh!”, escreveu. Tuca rebateu: “Acho que o lance político não tem nada a ver. O problema foi a ruptura, as mágoas. Ele ficou magoado com o que eu fiz, eu com o que ele fez. Isso ainda pesa.”
Apesar dos desentendimentos, muitos dos envolvidos já buscaram reconciliação, mostrando que, no fim das contas, o que prevalece é o respeito pela trajetória e contribuição de cada um à música baiana.
LEIA MAIS: Daniela volta a criticar Tony e diz que atitude dele foi 'violenta'.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).