'A Travestis' realiza cirurgia de redesignação sexual: 'Pererecudona'
Cantora da banda "A Travestis" compartilhou nas redes sociais a realização da cirurgia
Por Da Redação.
A cantora Tertuliana Lustosa, da banda "A Travestis", compartilhou nas redes sociais nesta sexta-feira (23), que realizou o sonho da cirurgia de redesignação sexual. Ela publicou uma foto segurando uma vulva de pelúcia, anunciando ser "uma travesti de x*rerca". Na legenda, afirmou: ser "a mulher mais realizada do mundo".
Na quinta-feira (22), minutos antes de iniciar o procedimento, realizado no Rio de Janeiro, Tertuliana publicou um vídeo bem-humorado com a legenda: "Indo tirar o pinto e colocar a perereca". Mais tarde, celebrou o sucesso da cirurgia com os fãs. "Pererecudona".
Tertuliana aproveitou o momento para brincar sobre um novo desejo: perder a virgindade. "Que venha um gostoso tirar essa virgindade kkkkk to aceitando currículos mas ó tem que casar viu", disse.
A cirurgia marca o fim de uma longa batalha judicial. O procedimento foi realizado quase dois anos após a cantora acionar o plano de saúde Unimed Nacional na Justiça para garantir o direito à operação.
Tertuliana entrou com a ação em novembro de 2023, acusando o convênio de transfobia após o cancelamento de sua assinatura. Segundo ela, o plano foi encerrado sem justificativa pouco depois de solicitar a cirurgia. Na época, a artista já havia feito a retirada dos testículos e afirmou que a redesignação havia se tornado uma necessidade.
Redesignação sexual
A cirurgia de redesignação sexual, também conhecida como cirurgia de afirmação de gênero, é um procedimento que visa alinhar os órgãos genitais à identidade de gênero da pessoa trans.
Desde 2008, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece esse tipo de cirurgia de forma gratuita, por meio do Processo Transexualizador. A política pública é regulamentada pela Portaria nº 2.803 do Ministério da Saúde e garante acompanhamento multidisciplinar antes, durante e após o procedimento.
Leia Mais: Tertuliana Lustosa se pronuncia após performance em faculdade: 'Eu sou do paredão'
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).