Celebridades

Regina Duarte faz post polêmico nas redes; "quando teremos o Dia da Consciência Branca, Amarela, Parda…?"

A ex-secretária de Cultura do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) usou as redes sociais para compartilhar um vídeo antigo do ator estadunidense Morgan Freeman, em que ele diz que "para se combater o racismo, é melhor não falar dele". 

Por Da Redação

Regina Duarte faz post polêmico nas redes; "quando teremos o Dia da Consciência Branca, Amarela, Parda…?"redes sociais

Um dia após a celebração do Dia da Consciência Negra, a atriz Regina Duarte usou as redes sociais para questionar a data e pediu um dia específico para pessoas brancas.


A ex-secretária de Cultura do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) usou as redes sociais para compartilhar um vídeo antigo do ator estadunidense Morgan Freeman, em que ele diz que "para se combater o racismo, é melhor não falar dele". 


Na legenda, Regina pediu um dia específico para os brancos, amarelos e pardos e ironizou as lutas enfrentadas pelos negros. A publicação foi feita na tarde deste domingo (21/11) e apagada após críticas de internautas.


"Ontem foi comemorado o Dia da Consciência Negra. Quando teremos o Dia da Consciência Branca, Amarela, Parda...? Quanto tempo vamos ainda nos vitimizar ao peso de anos, de séculos de dor, por culpas antepassadas?", publicou no Instagram.


O vídeo divulgado pela Regina Duarte do Morgan Freeman faz parte de uma entrevista concedida pelo ator a um programa de televisão em 2005. Na ocasião, o ator, que é um homem negro, afirmou que "para se combater o racismo, é melhor não falar dele".


Freeman já reviu o posicionamento manifestado no vídeo e disse, publicamente, ter mudado o posicionamento. Mesmo assim, a gravação continua sendo compartilhada na internet como forma de minimizar a importância dos movimentos de igualdade racial.


O Dia Nacional da Consciência Negra é uma data para conscientização sobre a força, a resistência e o sofrimento que a população negra viveu no Brasil desde a colonização. Durante o período colonial, aproximadamente 4,6 milhões de africanos foram trazidos para o Brasil para servirem na condição de escravos, condição que se reflete na falta de oportunidades nos dias de hoje. 


LEIA MAIS: Confira esquema vacinal contra Covid-19 para esta segunda-feira em Salvador


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.