Secretário de Segurança prega cautela em adoção de novo circuito de Carnaval
O secretário de Segurança, Marcelo Werner, pregou cautela na adoção de um novo circuito de Carnaval em Salvador, devido à limitação das forças policiais na festa
Por Lucas Pereira.
Durante coletiva de imprensa neste domingo (15), o secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, pregou cautela na adoção de um novo circuito de Carnaval em Salvador. Dentre a justificativa, além da grande quantidade de pessoas, Werner apontou uma limitação da das forças de segurança, caso o processo seja feito de maneira apressada.

“Para haver um outro circuito, a gente vai ter que avaliar se não é o caso de diminuir um pouco outro circuito, diminuir atrações, porque a força de segurança tem que ir sempre na frente. Eu digo que para garantir qualquer Carnaval ou um grande evento, primeiro passo é ter a força de segurança [disponível]”, falou.
Segundo o secretário, todos os elementos envolvidos - artistas, trabalhadores, imprensa - são importantes, mas a segurança pública acaba se sobressaindo e sendo imprescindível para manter a organização da folia.
“Pelo volume de pessoas, pela quantidade em especial, a gente sabe, de bebida envolvida. A própria música, que é uma música estimulante, então a gente precisa realmente ter uma avaliação melhor [sobre o tema].
Ainda segundo Marcelo Werner, não basta somente abrir um novo circuito para resolver a superlotação dos já existentes: “Se a gente for abrir um outro circuito, é [preciso] realmente tirar um pouco da do oxigênio de um circuito [já existente] para poder abrir o outro. Mas tudo isso tem que ser manejado e será conversado entre as diversas secretarias, o governo que garante a segurança pública, com as prefeituras e a comunidade que realiza esses eventos”, finalizou.

Apesar de lotação deste sábado, Bruno Reis descarta criar novo circuito
Mesmo diante da forte concentração de público no sábado de Carnaval, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, descartou a criação de um novo circuito para desafogar a festa.
Segundo dados oficiais apresentados por ele com base na Polícia Militar, o Circuito Dodô (Barra-Ondina) recebeu 1 milhão e 31 mil pessoas no sábado, enquanto o Circuito Osmar (Campo Grande) registrou 442 mil foliões, além de 41 mil no Circuito Batatinha, no Centro Histórico.
Bruno Reis afirmou que o esforço da Prefeitura, nos últimos anos, tem sido justamente fortalecer o Campo Grande e o Centro Histórico, que já enfrentaram esvaziamento em edições anteriores.
“Resgatamos o Carnaval do Circuito Osmar e do Circuito Batatinha. Era um circuito que estava praticamente acabando, e nós mudamos essa lógica.”
Ele destacou que a programação no Campo Grande começa cedo, com atrações para crianças e diversidade de ritmos ao longo do dia, enquanto o Centro Histórico conta com palcos fixos e apresentações variadas.
Para o prefeito, o equilíbrio entre os circuitos vem sendo construído com planejamento e negociação com artistas.
Quer ser avisado primeiro sobre casos como este? Clique AQUI e entre no canal de segurança do Aratu ON no WhatsApp para receber notícias em tempo real.
Bruno Reis reconheceu que o sábado historicamente concentra o maior público na Barra-Ondina, considerada o circuito mais procurado da festa.
“Ontem foi o maior sábado da história”, afirmou, ao comentar os números.
Ainda assim, ele avaliou que o aumento do público está relacionado ao crescimento da cidade e do turismo. Salvador registrou 100% de ocupação hoteleira e aumento de pelo menos 17% no número de visitantes neste Carnaval.
Segundo o prefeito, o caminho não é ampliar o número de circuitos, mas aprimorar a organização, reforçar a segurança e manter o equilíbrio das atrações.
“O que tem feito o Carnaval ser um sucesso é esse equilíbrio”, concluiu.
Esquema de segurança no Carnaval de Salvador
Com o maior investimento já realizado na área, de acordo com o Governo da Bahia, foram aplicados R$ 110 milhões na segurança do Carnaval 2026. Ao todo, 37 mil policiais, peritos e bombeiros estão atuando durante a festa em Salvador e em outros 149 municípios do estado.
Na capital baiana, a SSP empregará 22,5 mil profissionais das Polícias Civil, Militar, Técnica e do Corpo de Bombeiros nos circuitos Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande), Batatinha (Pelourinho) e nos carnavais de bairro.
Novo Circuito do Carnaval
A discussão sobre a adoção de um novo circuito no Carnaval de Salvador já dura alguns anos, motivada pelo crescimento da festa e pela superlotação da Barra-Ondina e da perda de protagonismo do Campo Grande/Centro Histórico.
Em fevereiro de 2025, o prefeito Bruno Reis, entusiasta da mudança, deu um passo atrás e afirmou que "para haver qualquer mudança de circuito de Carnaval, tem que ser de interesse de todos os envolvidos. Artistas, blocos, empresários", declarou o prefeito. Bruno ressaltou que, se não houver acordo entre todas as partes, a estratégia permanecerá a mesma. "Deu certo no ano passado, apesar da lotação no sábado de Carnaval na Barra", disse.
Na mesma época, o secretário de Turismo (Setur) do governo Jerônimo, Mauricio Bacellar, disse ao Aratu On que um novo espaço para a folia deve ser interligado aos já existentes. Neste sentido, ele apontou o Comércio como o melhor lugar para isto.
Bacellar admitiu a saturação dos circuitos, mas pontuou que a integração favoreceria a interligação entre os espaços. “Eu entendo que o Carnaval precisa ser concentrado. Uma expansão de um novo circuito deveria ser no Centro antigo da cidade, na área do Comércio”, opinou.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).