Policiais militares usarão câmeras corporais apenas no circuito Batatinha

Além das câmeras corporais, o sistema de segurança contará com 1,5 mil câmeras de inteligência

Por Bruna Castelo Branco .

Os policiais militares que atuarão no circuito Batatinha, no Pelourinho, durante o Carnaval de 2025 utilizarão câmeras corporais como parte do esquema de segurança. O anúncio foi feito pelo secretário da Segurança Pública da Bahia (SSP), Marcelo Werner, nesta terça-feira (18).


Ao Aratu On, a assessoria de imprensa da SSP informou que os agentes que atuam no Centro Histórico já usam as câmeras corporais na rotina e, por isso, manterão os aparelhos durante o Carnaval. A tecnologia não será implantada em outros circuitos da festa.


Segundo Werner, 350 câmeras estarão em uso pelos policiais no Pelourinho, tanto nos portais de abordagem quanto nas patrulhas que circularão pelo circuito.


"Essas câmeras corporais serão utilizadas no circuito Batatinha do Centro Histórico, pelos policiais militares que estarão atuando não só nos portais de abordagem, mas também nas patrulhas", explicou Werner.


Segundo ele, 350 câmeras estarão em uso pelos policiais. | Foto: Divulgação

Segundo ele, 350 câmeras estarão em uso pelos policiais. | Foto: Divulgação




Além das câmeras corporais, o sistema de segurança contará com 1,5 mil câmeras de inteligência espalhadas pelos circuitos. Esses equipamentos, além de realizar o reconhecimento facial, farão a contagem de público pelo segundo ano consecutivo. "Essa contagem é uma informação importante para balizar a segurança pública e garantir o bem-estar dos foliões", afirmou o secretário.


O esquema de segurança para o Carnaval 2025 na Bahia envolverá 37 mil policiais e bombeiros militares atuando em todo o estado. Werner ressaltou a expectativa de aumento no número de turistas e foliões durante a festa. "Tudo isso faz com que a gente tenha a maior operação do Carnaval de todos os tempos. Temos percebido, nos últimos eventos, um aumento significativo de turistas e foliões que vêm curtir o nosso Carnaval e o nosso Verão da Bahia", disse.


O secretário também destacou que o reforço na segurança dos circuitos não afetará o policiamento ordinário em outras áreas. "Deixamos de lado o policiamento ordinário para focar naqueles que estão fora dos circuitos, garantindo a segurança de todos", explicou.


O esquema de segurança para o Carnaval 2025 na Bahia envolverá 37 mil policiais e bombeiros militares. | Foto: Edgar de Souza/Divulgação

O esquema de segurança para o Carnaval 2025 na Bahia envolverá 37 mil policiais e bombeiros militares. | Foto: Edgar de Souza/Divulgação



Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.