O que é Quaresma? Entenda período que começa na Quarta-feira de Cinzas

A Quaresma, que dura 40 dias que antecede a Páscoa, começou nesta Quarta-feira de Cinzas (18)

Por Bruna Castelo Branco.

Com o fim do Carnaval, vem a Quaresma! O período quaresmal, que dura 40 dias que antecede a Páscoa, começou nesta Quarta-feira de Cinzas (18) e segue até 2 de abril, na Quinta-feira Santa. O tempo litúrgico é dedicado à preparação espiritual para a celebração da Ressurreição de Jesus Cristo.

Durante esse período, a Igreja Católica orienta os fiéis a intensificarem práticas como jejum, oração e caridade. A abstinência de carne é recomendada na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa.

+ Quarta-feira de Cinzas: confira horários de missas em Salvador

A Quaresma, que dura 40 dias que antecede a Páscoa, começou nesta Quarta-feira de Cinzas (18). | Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Práticas da Quaresma

Entre as orientações da Igreja para a Quaresma estão três pilares centrais: jejum, esmola e oração. Além disso, muitos católicos adotam penitências pessoais como forma de disciplina espiritual.

Confira exemplos comuns:

  • Abstinência de carne: suspensão do consumo de carne de animais de sangue quente nas sextas-feiras. A prática é obrigatória na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa.

  • Jejum tradicional: uma refeição completa e dois lanches leves na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa.

  • Jejum alimentar: redução ou corte de doces, açúcar, refrigerantes, chocolates e bebidas alcoólicas.

  • Jejum digital: diminuição do uso de redes sociais, jogos eletrônicos, televisão e plataformas de streaming.

  • Penitências práticas: como tomar banho frio, dormir sem travesseiro, rezar o terço de madrugada, acordar mais cedo para orar, evitar reclamações, praticar o chamado “jejum da língua” e assumir tarefas domésticas menos agradáveis.

  • Caridade: doação de tempo, visitas a doentes ou idosos e ajuda financeira a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Segundo a Igreja, a penitência não se resume à renúncia, mas, a um caminho de conversão interior e fortalecimento da fé ao longo do período quaresmal.

O tempo litúrgico é dedicado à preparação espiritual para a celebração da Ressurreição de Jesus Cristo. | Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.