Música do Carnaval: foliões contam como está o 'molho do baiano' na folia
O Kanalha venceu o Troféu Aratu Folia, mas, como está o tempero baiano nas ruas?
Por, João Tramm e Bruna Castelo Branco.
Com 385.142 mil votos (38,55%), a música “O Baiano Tem o Molho”, foi vencedor do Troféu Aratu Folia. Sob comado de Danrlei Orrico, O Kanalha, o tempero baiano ganhou o clima das ruas. Como hit do Carnaval, não há dúvidas. E na avenida, o molho do baiano também rendeu?
+ Guia completo: confira a programação do Carnaval de Salvador 2026

Tem o molho
Entre os homens, o molho é uma certeza. A autoestima nas alturas nem precisa de troféu para reconhecer. Um dos que estavam confiantes com sua performance no carnaval foi Uendal Henrique: “Claro que tem, sempre tem! O baiano não tem o molho. Já sabe”, declarou ao Aratu On.
Questionado se o molho está passando neste carnaval, o folião garantiu que o tempero dele também estava em dia: “Tá passando, sim, sempre passou no carnaval! O molho já existia antes da música, já existia! E o Carnaval só reforçou isso!”, acrescentou.

Segundo Uendal, nesta folia ele estava ‘na maciota’ e não tinha ficado com ninguém ainda. Mesmo assim, indicou que seu molho está na pista: “Passei meu molho, passei minhas habilidades icônicas! Manobras totalmente perigosas ao lançar na pista!”, comentou.
Ainda na entrevista, ele comentou que o molho não tem data de validade, ou pelo menos até o final do carnaval vai durar. E, confiando nesta premissa, comentou que, depois de curtir a tarde da segunda no Campo Grande, ele seguirá para noite na Barra. “Hoje, ainda vou para a Barra! Amanhã vou para a Barra de novo! É o mês todo de Carnaval!”, revelou.
E entre as mulheres?
As mulheres também opinam do molho baiano. Brunna Batista entende que a música do Kanalha é verdadeira. “Ah, meu amor, o baiano tá lacrando tudo, sempre! E eu que sou baiana, tenho é que aproveitar!”, celebrou.

Já sua amiga, Kelly Duarte, também concorda com a música. Apesar disso, comprometida, ela indica que só um baiano tem o molho que lhe interessa. “Claro que tem o molho, mas eu sou casada. Meu baiano tem o molho”, brincou ao comentar do seu relacionamento.
As amigas fizeram questão de reforçar que as baianas têm tanto molho quanto os homens.
O molho de Wagner Moura
A música ganhou novo fôlego nas redes sociais e virou um dos grandes destaques do repertório de O Kanalha antes mesmo do Carnaval. Parte desse impulso veio da repercussão entre a música com o ator baiano Wagner Moura, indicado ao Oscar 2026.
Inclusive, Wagner foi o tema de uma das fantasias da Mudança do Garcia que ocorreu nesta segunda-feira (16). Aliás, o molho do artista, representado por Pedro Araújo na Mudança do Garcia, já esteve em outros dias da folia.

“O Wagner, desde o Furdunço, tá intenso! Eu não tô aguentando o ritmo dele não. Tá difícil, viu?”, brincou. A fantasia é uma forma de divulgar a venda literalmente o molho baiano. Negócio laçado por Pedro Araújo neste verão. São dois tipos: o molho de ouro e a cabeça da xibata.
Pedro concluiu comemorando a vitória da música no Troféu Aratu Folia.
Troféu Aratu Folia
Se na rua o refrão virou bordão, nas urnas digitais veio a confirmação: a música foi consagrada pelo público e garantiu o Troféu Aratu Folia 2026. Com quase 40% dos votos, “O Baiano Tem o Molho” não só embalou os circuitos como virou símbolo do Carnaval de Salvador.
A canção consolidou uma narrativa que o baiano já conhece bem: o molho não morre na quarta-feira de cinzas.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).