Humorista de Salvador critica trios quebrados no Carnaval: 'Inaceitável'

Humorista e influenciador digital Tiago Banha falou que trios elétricos, protagonistas do Carnaval, não podem quebrar, e que foliões não podem normalizar esse tipo de situação

Por Juana Castro.

O influencer e humorista baiano Tiago Banha criticou os diversos problemas técnicos envolvendo os trios elétricos do Carnaval de Salvador em 2026. Segundo ele, o que aconteceu este ano "beira o inaceitável", e afirmou que a população não pode normalizar tais situações.

"O que foi que aconteceu com os trios elétricos na nossa cidade esse ano? Uma quantidade absurda de trios quebrando. Isso beira o inaceitável. Trio elétrico não pode quebrar", diz em vídeo publicado no Instagram, nesta quarta-feira (18). 

+ Trios elétricos do Furdunço, Fuzuê e Carnaval passam por vistorias

"A gente não pode normalizar a quantidade de trios elétricos quebrando porque isso acaba 'cagando' a festa toda, porque tudo fica atrasado, certo? Vira uma maluquice e a gente acabou tornando isso normal, mas isso é bizarro, pô. Ficou parecendo esse ano que estávamos fazendo nosso primeiro Carnaval, de teste, pra ver como é", continuou Tiago Banha.

Thiago Banha criticou os problemas nos trios elétricos no Carnaval de Salvador este ano | Imagens: reprodção/Instagram

Os trios quebrados influenciaram no Carnaval de artistas como EdCity, que deixou de desfilar na quinta-feira (12) no Circuito Barra-Ondina. O cantor da banda Fantasmão só subiu num trio nesta quarta, no tradicional Arrastão da Quarta-feira de Cinzas.

"Condições deploráveis. [...] Tá na hora de rever o que está acontecendo. [...] A gente faz isso há mais de 40 anos. Não dá pra ficar vivendo esse perrengue com trio elétrico, que é o protagonista da festa. Não pode ficar quebrando", completou Banha.

Confira:

Trios elétricos passaram por vistorias antes do Carnaval

De 26 de janeiro a 11 de fevereiro, os trios elétricos do Furdunço, Fuzuê e Carnaval passaram por vistorias.Nesse período, peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) vistoriam os equipamentos no Parque de Exposições, em Salvador.

Os trios elétricos do Furdunço, Fuzuê e Carnaval passam por vistorias até 11 de fevereiro no Parque de Exposições, em Salvador | Foto: Reprodução/Detran

Segundo o DPT, o objetivo central é submeter cada gigante das avenidas a testes de estresse e funcionalidade, assegurando que nenhum veículo apresente riscos estruturais ou mecânicos durante os desfiles nos circuitos da folia.

Os peritos e técnicos em mecânica realizam uma checagem minuciosa em sistemas vitais, como freios, direção, suspensão e pneus. De acordo com o diretor-geral do DPT, Osvaldo Silva, essa etapa é inegociável para garantir a proteção de foliões e profissionais. 

“Essa vistoria é uma etapa essencial para assegurar que os veículos estejam em condições adequadas de circulação. Nosso compromisso é contribuir para uma festa segura, protegendo tanto os participantes quanto os profissionais envolvidos nos eventos”.

Em 2026, a fiscalização está ainda mais rígida: além da parte mecânica, é obrigatória a apresentação do projeto elétrico detalhado, visando prevenir princípios de incêndio ou falhas na rede de alta tensão.

Os proprietários de veículos que não forem aprovados na primeira triagem deverão realizar as adequações solicitadas e retornar para uma nova avaliação dentro do prazo estipulado, sob risco de proibição de desfile nos eventos oficiais.

Desde novembro de 2025, a Secretaria de Manutenção (Seman) vem trabalhando na limpeza e desobstrução de sistemas de drenagem, reparos no asfalto e serviços de poda. Paralelamente, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) ampliou a fiscalização quanto ao uso de recipientes de vidro nos circuitos e realiza inspeções em marquises de imóveis.

Já a Transalvador atua no ajuste e na realocação de placas que podem atrapalhar a circulação dos trios elétricos, além de adotar outras providências.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.