Fantasia eterna? Com 13 dias de festa, foliões projetam Carnaval 2027 em Salvador
Mudanças e 'ampliação' do Carnaval de Salvador foram anunciadas nesta terça-feira (17)
Por, Juana Castro e João Tramm.
“Eu queria que essa fantasia fosse eterna”, diz um dos maiores hinos do Carnaval, “Baianidade Nagô”. Mas será que os foliões aguentariam se assim fosse?
Com a confirmação de que o Carnaval de Salvador 2027 terá 13 dias de programação, incluindo o pré-Carnaval - com eventos como Pipoco, Fuzuê e Furdunço -, foliões já começam a projetar como pretendem aproveitar a maratona momesca e o que esperam da próxima edição.
A baiana Lilian Almeida contou que costuma curtir todos os dias de folia, mas não abre mão do descanso na Quarta-feira de Cinzas. “Aproveitar uma praiazinha”, revelou ao Aratu On, nesta terça-feira de Carnaval (17), no Campo Grande, em Salvador.
Fantasiada de “Mounjaro para uso exclusivo de gulosos” - sendo o “guloso” o companheiro dela -, Lilian elegeu a pipoca da cantora Ivete Sangalo como a melhor da festa.

A ampliação da programação foi anunciada pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) no último dia oficial da folia. Em 2027, a capital baiana contará com 13 dias de eventos, considerando as atrações do pré-Carnaval.
Renovação e expectativa para 2027
Se para muitos a experiência já se repete há anos, para outros tudo ainda é novidade. Enquanto uns já viveram vários carnavais, o pequeno Joaquim, de 1 ano e 8 meses, curtiu o seu primeiro. A mãe, a autônoma Lívia Regina dos Santos, fantasiou o menino como pirata, mas a fantasia foi se “desfazendo” aos poucos e, de repente, ele já estava com uma pokebola na mão, correndo no início do circuito.

Mas não são só as crianças que tiveram novas experiências. A turista Ana Branca veio para Salvador descansar, mas não resistiu à folia. Disse, ainda, que houvesse Carnaval o ano inteiro, participaria durante todo o tempo. Por isso, para ela, o fim também faz parte de uma boa experiência.
“O sentimento que esse Carnaval deixou é de alegria, paz, gratidão por isso aqui existir, esse estado existir. Está tão lindo, recepcionando tão bem os turistas.”
Ana destacou a pipoca da banda “Mudei de Nome” como a sua favorita, citando a energia, o axé e o conjunto da apresentação. Mesmo sendo o primeiro Carnaval dela em Salvador, garante que pretende voltar. “Vou voltar em 2027. E mais preparada. Viemos para descansar, não para o Carnaval, mas resolvemos cansar”, brincou.
Para o próximo - e maior - Carnaval, afirma que terá disposição para encarar todos os 13 dias de festa. “Isso aqui foi só um preparativo para o que virá em 2027. Que seja tão belo quanto esse. Não sei se tem como aprimorar, porque, para mim, isso aqui já está perfeito.”

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).