Escola de samba que homenageou Lula é rebaixada no Carnaval do Rio de Janeiro
Escola de samba foi alvo de críticas e desfile em homenagem a Lula motivou ação da OAB-RJ por intolerância religiosa
A Acadêmicos de Niterói, que levou para Sapucaí a trajetória do presidente Lula, foi rebaixada para a Série Ouro após ficar em último lugar na apuração do Carnaval. Com o resultado, a escola ficou atrás da Mocidade Independente de Padre Miguel na classificação geral.
Neste ano, a agremiação apresentou o enredo "Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil". Na apuração realizada nesta quarta-feira (18), a escola perdeu pontos em praticamente todos os quesitos, obtendo nota dez apenas na categoria de samba-enredo.

O presidente Lula não se envolveu diretamente no desenvolvimento do desfile e não cruzou a Avenida pela escola. No entanto, ele se encontrou previamente com representantes da agremiação e esteve presente na Sapucaí entre a noite de domingo (15) e a madrugada de segunda (16).
A Acadêmicos de Niterói havia vencido a Série Ouro em 2025 e, por isso, disputou o Grupo Especial este ano. O desfile foi marcado por fortes críticas políticas. O ex-presidente Jair Bolsonaro foi retratado como um palhaço, enquanto Michel Temer apareceu em uma representação retirando a faixa presidencial de uma mulher que simbolizava a ex-presidente Dilma Rousseff.
Outro ponto que gerou controvérsia foi a representação de evangélicos em latas de conserva, o que motivou uma ação da OAB-RJ por intolerância religiosa.
Lula no Carnaval de Salvador 'divulga a Bahia para o mundo', diz Jerônimo
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) fez um balanço sobre os impactos da visita de Lula ao Carnaval de Salvador, durante uma coletiva de imprensa realizada neste domingo (15), no Campo Grande, Centro da capital baiana. No sábado (14), ele recebeu o presidente e a primeira-dama, Janja da Silva, como convidados de honra no camarote do governo, no Circuito Osmar.
Vinda de Lula ao Carnaval de Salvador fomenta turismo, diz Jerônim
Jerônimo Rodrigues considera que a presença do presidente na festa coloca a Bahia e o Nordeste como destaques turísticos no cenário mundial. "É um momento de distribuição de alegria. O sentimento meu, quando ele esteve aqui, é que ele divulga a Bahia, mas ele [também] divulga o Brasil para o mundo inteiro, capitaneando o Brasil, a Bahia e o Nordeste como um ponto de visitação", afirma.
"Ele saiu realmente impressionado. Eu não sei se ele... ele não tinha dimensão. Uma coisa é ver imagens. Outra coisa é ver de cima o que ele viu, o que eu vi ao lado dele. Além da imagem de multidão, parecia que a praça do Campo Grande estava balançando, é o sentimento de quem está lá em cima", relatou. "E depois o acolhimento das pessoas, é claro, fazendo um gesto de política, mas um gesto de carinho. Inclusive [havia] cantores fazendo o seu agradecimento, o seu gesto de carinho a Lula".

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).