Informe Publicitário
Entre críticas e confusões: as polêmicas do Carnaval de Salvador 2026
Teve disputa para decidir quem abriria o Circuito Barra-Ondina, briga nas filas de trios, um bloco ultrapassando o outro, e por aí vai
Por Bruna Castelo Branco.
O Carnaval de Salvador de 2026 foi marcado por muita alegria, recorde de lotação, música e encontros e despedidas históricas. Mas... também teve treta! Teve disputa para decidir quem abriria o Circuito Barra-Ondina, briga nas filas de trios, um bloco ultrapassando o outro, problemas técnicos nos caminhões, e por aí vai. É como já diz O Kanalha, vencedor do prêmio de Música do Carnaval do Aratu Folia: o baiano já nasce com a pimenta!

Daniela Mercury ou Olodum: quem sai primeiro?
No sábado de Carnaval (14), por ordem judicial, o Olodum foi o primeiro bloco sair na Barra. Na última quinta-feira (12), um juiz havia determinado, por meio de liminar, que a abertura do circuito seria de Daniela Mercury, com o bloco Crocodilo, mas a decisão foi derrubada no sábado (14), dando preferência ao bloco afro. Nas redes sociais, a cantora criticou a decisão, e disse estar sendo vítima de um "apagamento": "Nem o apagamento que nós mulheres sofremos vai apagar o brilho deste domingo".
"HOJE, vamos botar o bloco na rua às 17h e fazer um dia histórico. O dia de celebrar os 30 anos de fundação do Circuito Barra-Ondina. O dia em que vocês, foliões do Bloco Crocodilo, tiveram coragem e ousadia para me acompanhar na loucura de mudar de circuito e fazer uma nova página na história do Carnaval da Bahia. Ninguém queria desfilar na Barra. NINGUÉM. Desta página, escrevemos um livro. São 30 anos de história. Três décadas de construção. E nem o apagamento que nós mulheres sofremos vai apagar o brilho deste domingo. A cantora de vocês vai fazer o melhor desfile dos últimos 30 anos. O MELHOR. Laroyê, Exu. Padilha está solta e girando. Levem seus leques!".

Resposta da Prefeitura de Salvador
Isaac Edington, Presidente da Saltur (Empresa Salvador Turismo), comentou, em entrevista ao repórter João Tramm, do Aratu On, a disputa envolvendo Daniela Mercury e Olodum.
"Daniela Mercury é uma artista que merece o nosso respeito, a nossa consideração, está sempre conosco, nós sempre contratamos ela para participar dos eventos, então, não temos nenhum problema com a artista, muito pelo contrário. Mas, quanto a essa questão, a gente tem que discordar, porque os dados mostram isso, temos todas as informações publicadas em Diário Oficial, o próprio Comcar [Conselho Municipal do Carnaval e Outras Festas Populares] apresentou isso. De fato, houve uma distorção dessa informação. A artista Daniela Mercury, desde que existe o controle, o Conselho do Carnaval e essa organização da fila dos blocos, jamais ocupou essa posição de ser a primeira do circuito. Tanto é que foi comprovado na Justiça que isso não é verdade. Isso acabou virando uma polêmica muito grande".

Psirico ultrapassa Daniela
Depois de disputar - e perder - o direito de abrir a folia na Barra no lugar do Olodum, a cantora Daniela Mercury enfrentou novos contratempos na última segunda-feira (16) no Circuito Dodô (Barra-Ondina), durante o Carnaval de Salvador. Prevista para sair atrás do bloco comandado por Carla Cristina, a artista teve o desfile impactado por problemas técnicos envolvendo outros trios elétricos.
Segundo informações de foliões que estavam no local, o trio de Carla Cristina apresentou atraso e precisou realizar uma manobra nas proximidades do palco Beats, próximo ao Farol da Barra. Na sequência, o veículo do Psirico avançou no percurso para ultrapassar Daniela e evitar mais atrasos.

De acordo com relatos de integrantes da equipe da cantora, a ultrapassagem ocorreu sem autorização.
Após o episódio, o trio pipoca do Psirico também apresentou problemas técnicos e parou nas imediações do Farol da Barra. A organização do desfile solicitou que Daniela ultrapassasse o veículo parado, o que gerou um novo impasse no circuito.
Bell x folião
O cantor Bell Marques precisou interromper o desfile do bloco Camaleão no circuito Barra-Ondina, no último domingo (15), para criticar o uso de spray de pimenta contra foliões. Revoltado, o artista cobrou a identificação do responsável e foi além:
“Alguém soltou ali um spray [de pimenta] e quem souber, quem puder identificar, esse cara tem que ser preso definitivamente. Um spray desse, ele não causa bem a ninguém, pode matar uma criança se ela tiver alergia”, disse o fundador do Chiclete com Banana.
Bell ainda subiu o tom sobre a situação: “Um cara desse é um irresponsável. E se eu souber quem é, eu vou apontar até a polícia pegar definitivamente e vou testemunhar contra ele. É um imbecil”.

Os Filhos de Gandhy apressam saída de Bell
Integrantes do Afoxé Filhos de Gandhy protagonizaram um impasse na segunda-feira (16), ao cobrarem a saída do Bloco Camaleão, comandado por Bell Marques, no Circuito Dodô (Barra-Ondina), em Salvador.
Segundo informações preliminares, havia um acordo prévio para que Bell saísse mais cedo, cedendo espaço na fila de trios para que o afoxé pudesse se organizar. No entanto, a associação alega que o combinado não foi respeitado, o que teria provocado atraso na saída do trio elétrico no circuito.
No trio elétrico, membros do Filhos de Gandhy protestaram: "Não venha dar carteirada no Gandhy! O Filhos de Gandhy fez um acordo com o Camaleão para mudança de horário. Nós éramos os primeiros da fila. Cedemos para vocês, e a gente passou a sair às 16h. Portanto, respeitem! [...] Nós todos pagamos os mesmos impostos, então, seria bom o Camaleão chamar a sua segurança e começar a colocar o bloco para andar".
De acordo com testemunhas, Bell afirmou que o acordo previa a saída do Camaleão às 16h. O cantor e a banda já iniciaram o percurso Barra-Ondina, saindo do Farol da Barra em direção ao Morro do Gato.

Ivete abandona escolta
A cantora Ivete Sangalo virou assunto nas redes sociais após um episódio ocorrido na madrugada de segunda-feira (16), durante o Carnaval de Salvador. A artista decidiu dispensar a escolta policial ao perceber que foliões estavam sendo empurrados para abrir caminho enquanto ela seguia em direção a um camarote onde se apresentaria.
Em vídeos que circulam na internet, Ivete aparece cercada por policiais militares no meio do circuito. Ao notar a forma como alguns agentes conduziam a multidão para garantir sua passagem, a cantora demonstra incômodo e chega a questionar a postura dos PMs. Mesmo após sinalizar que não concordava com a abordagem, a situação continuou, e ela optou por seguir apenas com sua equipe, caminhando entre o público.

Kannário bloqueia Ivete Sangalo
O cantor Igor Kannário afirmou, na segunda-feira (16), que bloqueou Ivete Sangalo no Instagram logo após a artista começar a segui-lo na rede social. A declaração foi dada antes de ele subir no trio elétrico no circuito Osmar (Campo Grande), no penúltimo dia do Carnaval.
Conhecido como “Príncipe do Gueto”, Kannário disse que tomou a decisão por considerar que não existe qualquer relação entre eles. Segundo ele, apesar do respeito que tem pela cantora, nunca houve aproximação, convite para eventos ou parcerias ao longo dos anos.
O cantor também questionou o motivo de Ivete ter começado a segui-lo apenas agora, após anos de carreira. Ele destacou que é admirador da artista, mas disse manter sua própria opinião e postura. “São 25 anos de carreira, Ivete veio me enxergar ontem? O que mudou de ontem para hoje? Qual o interesse? É só seguir? É se aproximar? É fazer uma parceria musical?”, questionou.

Camarote interditado na Barra
O Camarote 305, localizado na Barra, em Salvador, foi interditado pela Polícia Civil na última quinta-feira (11). A medida é um dos desdobramentos da terceira fase da Operação Falsas Promessas, que investiga uma rede de lavagem de dinheiro e dissimulação de recursos oriundos da exploração ilegal de rifas comercializadas no ambiente virtual.
Além da interdição do estabelecimento, as ordens judiciais resultaram no bloqueio de R$ 230 milhões das contas dos investigados. Durante as diligências, as equipes também apreenderam uma aeronave particular, avaliada em mais de R$ 10 milhões, apontada como produto direto das atividades ilícitas e utilizada para garantir mobilidade logística e ocultação de patrimônio pelos envolvidos.
O dono do espaço, o rifeiro e YouTuber Diogo 305, foi preso em flagrante. Ele é conhecido por produzir conteúdos sobre motos e carros nas redes sociais. Ele também se apresentava como empreendedor na área de marketing digital.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).