Carnaval com sexta-feira 13: relembre episódios que assustaram foliões
Entre falhas mecânicas e sustos maiores, alguns episódios assustaram foliões no Carnaval de Salvador
Por Juana Castro.
Não queremos atrair o azar, mas também não podemos deixar de lado esta coincidência: haverá uma sexta-feira 13 em pleno Carnaval de 2026. Considerado "azarado", o dia é cercado de superstições e há quem leve a sério alguns alertas, a ponto de evitar determinadas atitudes.
Mas será situações de má sorte não acontecem - ou aconteceram - em outras datas e outros carnavais? Entre falhas mecânicas, problemas estruturais e até sustos maiores, alguns momentos ficaram marcados na história recente da folia em Salvador.
Relembre alguns desses casos com o Aratu On:
Trio de Ivete Sangalo inclina após vazamento de CO₂

Um dos episódios mais lembrados aconteceu durante o Carnaval de 2024, no circuito Dodô (Barra-Ondina). O trio elétrico de Ivete Sangalo apresentou um problema após o disparo de um tubo de CO₂ - gás utilizado em efeitos especiais -, provocando susto entre os convidados que estavam sobre o veículo.
Com o impacto, o trio chegou a ficar visivelmente inclinado, o que levou à retirada preventiva de pessoas da parte superior da estrutura. Duas pessoas ficaram levemente feridas e receberam atendimento médico. O desfile foi interrompido, e o veículo passou por nova vistoria do Corpo de Bombeiros antes de voltar a a andar.
+ Vampirinhas à solta? Saiba se terá Lua Cheia no Carnaval 2026
Trio de Lincoln Sena dá ré para evitar cancelamento do desfile
Também em 2024, o cantor Lincoln Sena protagonizou uma cena considerada inédita no Carnaval de Salvador. Após um congestionamento de trios no circuito Barra-Ondina, provocado por falhas técnicas em veículos à frente, o trio do artista precisou realizar uma manobra de ré para mudar o ponto de início do desfile.
Vídeo: Juana Castro/Aratu On (2024)
Em entrevista ao Aratu Tá On, Lincoln deu detalhes sobre o episódio, falando que o sócio chegou a afirmar que "não teria Carnaval". A solução para que a festa continuasse seria, então, "sacrificar" o próprio desfile. “Foi um dia histórico. Subi no trio sabendo que tinha perdido todo o circuito, mas segui feliz”, afirmou.
O cantor também citou o motorista do trio, Adailton Ribeiro, que ganhou as redes sociais ao realizar - com maestria - uma manobra em plena Barra, em meio aos foliões. Veja abaixo:
Queda de marquise nas proximidades do Campo Grande
Durante o Carnaval de 2024, parte da marquise de um prédio cedeu nas imediações do circuito Osmar, no Campo Grande. Apesar do susto, não houve registro de feridos graves.
Saídas lotadas e tensão no transporte público
Mesmo sem incidentes pontuais, o fim dos desfiles costuma ser um momento de estresse para foliões. Ônibus, metrô e pontos de transporte por aplicativo ficam superlotados nas saídas dos circuitos Barra-Ondina e Campo Grande, gerando empurra-empurra, longas esperas e relatos recorrentes de exaustão e tensão.
Carnaval suspenso na pandemia
Não é possível fechar essa lista sem citar o Carnaval de 2021 - que não foi celebrado pela primeira vez em décadas. A suspensão da festa, em razão da pandemia da Covid-19, marcou um dos períodos mais simbólicos e atípicos da história da folia, com ruas vazias e ausência total de trios elétricos. Alguns meses depois, foram anunciadas as primeiras vacinas contra o coronavírus.
O Carnaval só voltou a acontecer oficialmente em 2023.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).