Bloco da Saudade homenageia escolas de samba de Salvador no Carnaval
O Bloco da Saudade desfila nos dias 1º (sábado) e 3 de março (segunda), do Campo Grande ao Pelourinho (circuitos Osmar e Batatinha), além do dia 4, entre o Santo Antônio Além do Carmo e o Pelourinho (Circuito Batatinha)
Por Lucas Pereira.
O Bloco da Saudade, que completa 39 anos neste Carnaval 2025, leva para as ruas de Salvador o tema “O Samba que Ecoa na Bahia – Memórias das Escolas de Samba de Salvador”. Uma celebração das escolas que ajudaram a moldar a identidade cultural da cidade, com uma homenagem especial ao G.R.E.S. Juventude do Garcia, uma das mais emblemáticas agremiações do Carnaval soteropolitano.
O Bloco da Saudade faz 39 anos em 2025 e desfila em Salvador em três dias. Foto: Divulgação
O bloco desfila nos dias 1º (sábado) e 3 de março (segunda), do Campo Grande ao Pelourinho (circuitos Osmar e Batatinha), além do dia 4 de março (terça-feira), entre o Santo Antônio Além do Carmo e o Pelourinho (Circuito Batatinha). A fantasia deste ano traz as cores azul e branco, com detalhes dourados e prateados, além do tradicional chapéu panamá, elementos que resgatam a estética clássica do samba.
Os kits já estão à venda e vêm acompanhadas de um brinde exclusivo: uma toalhinha personalizada do bloco. Mais informações no perfil do Instagram do Bloco da Saudade.
A escolha do tema destaca a importância das escolas de samba como pilares na preservação do samba e na afirmação da identidade afro-brasileira. A homenagem à Juventude do Garcia é ainda mais significativa, pois muitos integrantes da banda do bloco têm raízes no bairro do Garcia.
O desfile conta com alas que representam símbolos icônicos das escolas de samba: mestre-sala e porta-bandeira, baianas, passistas e a velha guarda, que terá a presença especial de João Barros, ex-presidente da Juventude do Garcia.
“O Bloco da Saudade nasceu para manter vivas as histórias que marcaram nossa festa. Este ano, vamos ecoar o samba que moldou a alma de Salvador, homenageando as escolas que mantiveram essa tradição viva”, afirma Aniz Cabral, fundador do bloco.
O Bloco da Saudade desfila nos Circuitos Osmar e Batatinha. Foto: Divulgação
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).