Onça recebe mais de 30 tiros e nada por horas até ser resgatada; vídeo
Onça-pintada foi resgatada após nadar por horas no Rio Negro
Por Juana Castro.
Uma onça-pintada foi resgatada em estado grave após ser encontrada ferida tentando atravessar o Rio Negro, nas proximidades da Ponta Negra, em Manaus. O felino nadou por mais de oito horas até ser localizado, na quarta-feira (1º), por equipes do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) da Polícia Militar do Amazonas.
Mais de 30 estilhaços de chumbo encontrados na Onça-pintada
Segundo os agentes, o animal apresentava sangramentos intensos, dentes quebrados e sinais de exaustão. Durante o resgate, os policiais improvisaram um dispositivo de flutuação para evitar o afogamento até a chegada de apoio veterinário. A avaliação técnica constatou que a onça foi atingido por mais de 30 estilhaços de chumbo, que foram encontrados no crânio e no pescoço. Além de perder dentes, a onça apresentou edemas e comprometimento da visão.
O felino, que é macho, tem 54 kg e entre 3 e 4 anos, iniciou a travessia partindo da margem direita em direção à Praia da Ponta Negra, mas desistiu devido ao cansaço extremo e tentou retornar. Foi nesse momento que os policiais conseguiram resgatá-lo. O animal permanece sob cuidados especializados e seu estado de saúde é considerado grave. Cabe ressaltar que a onça-pintada está entre os 10 animais mais ameaçados de extinção no Brasil.
À agência de notícias manauara Cenarium, um dos veterinários responsáveis pelos cuidados do felino afirmou que a onça "vai se recuperar exemplarmente". Veja abaixo:
‼️ Onça-pintada alvejada com tiro e resgatada em rio no AM deve voltar ao habitat em até 40 dias
— Cenarium (@cenariumam) October 2, 2025
O animal, um macho entre 3 e 4 anos de idade, foi atingido por disparos de arma de fogo e chegou a nadar por cerca de cinco horas antes de ser resgatado. | https://t.co/4eCbNm1g4A pic.twitter.com/siJe7asJCa
Investigação sobre ataque a onça-pintada
As autoridades investigam a origem dos disparos que atingiram a onça-pintada. A Polícia Militar do Amazonas reforçou que a caça dessa espécie, considerada ameaçada e protegida por lei, é crime ambiental e está sujeita a penalidades severas.
Outros casos envolvendo onças
- Em abril deste ano, uma onça-pintada atacou e matou um caseiro em área isolada no Mato Grosso do Sul.
- Em julho de 2023, um filhote de onça-parda, de apenas seis meses, foi trazido de avião do Rio de Janeiro para Salvador.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).