Lula sanciona lei que proíbe uso de animais em testes de cosméticos

A nova legislação veta o uso de testes em animais inclusive para a verificação de perigo ou segurança desses produtos

Por Bruna Castelo Branco.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, na quarta-feira (30), a lei que proíbe o uso de animais em testes de cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumes. A medida foi publicada nesta quinta-feira (31) no Diário Oficial da União.

A proposta, em tramitação no Congresso Nacional desde 2013, foi aprovada pela Câmara dos Deputados no início de julho. A nova legislação veta o uso de testes em animais inclusive para a verificação de perigo ou segurança desses produtos.

+ Coelba entra na mira do MP-BA após mortes de animais por choques elétricos

+ Bahia entra em campo com 'cães de Superman' para incentivar adoção

A medida foi publicada nesta quinta-feira (31) no Diário Oficial da União. | Foto: Ilustrativa/Pexels

Produtos que já tenham sido testados em animais antes da entrada em vigor da norma continuarão autorizados para comercialização. No entanto, estudos realizados com base nesses testes não poderão ser considerados após a nova lei entrar em vigor.

A única exceção prevista é para testes exigidos por regulamentações não cosméticas, seja de origem nacional ou estrangeira. Nesses casos, as empresas deverão comprovar o fim não cosmético dos testes. Além disso, fica proibida qualquer menção em rótulos ou embalagens com os termos “não testado em animais”, “livre de crueldade” ou expressões semelhantes.

+ Jorge: tartaruga baiana volta ao mar após 40 anos em cativeiro

Produtos que já tenham sido testados em animais antes da entrada em vigor da norma continuarão autorizados para comercialização. | Foto: Ricardo Stuckert/PR

A partir da publicação da lei, autoridades sanitárias terão o prazo de dois anos para adotar medidas que garantam o uso de métodos alternativos, desenvolver um plano estratégico para sua difusão no país e estabelecer formas de fiscalização dos dados obtidos com as novas práticas.

Durante a cerimônia de sanção, realizada no Palácio do Planalto com a presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, o presidente Lula afirmou: “As criaturas que têm como habitat natural o planeta Terra não vão ser mais cobaias de experiências nesse país”.

A única exceção prevista é para testes exigidos por regulamentações não cosméticas, seja de origem nacional ou estrangeira. | Foto: Ilustrativa/Pexels

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.