Cidade brasileira tem mais bois do que pessoas, diz Censo; saiba qual é

São Félix do Xingu tem 38 bois por habitante após queda populacional, aponta Censo 2022

Por Bruna Castelo Branco.

O município de São Félix do Xingu, no Pará, registra atualmente uma das maiores proporções de gado por pessoa no país: são 38 bois para cada habitante. O número é resultado da combinação entre o crescimento do rebanho e a perda de população, conforme revelam dados do Censo 2022.

Em 12 anos, a cidade perdeu 25.922 moradores. A população caiu de 91.340, em 2010, para 65.418 em 2022, uma redução de 28,38%. No mesmo período, o rebanho bovino alcançou 2,5 milhões de cabeças — o equivalente a 1,1% de todo o gado brasileiro.

Ter um animal de estimação ajuda a preservar o cérebro na velhice, diz estudo

Projeto de lei propõe multas de até R$ 10 mil por animal abandonado na Bahia

O número é resultado da combinação entre o crescimento do rebanho e a perda de população. | Foto: Ilustrativa/Pexels

Apesar da força do agronegócio, a economia não foi suficiente para conter a migração. Especialistas apontam que São Félix do Xingu ilustra como a dependência de um único setor não garante crescimento sustentável.

A história da cidade já registrou outros ciclos de expansão e retração. O município surgiu em torno da exploração da borracha e entrou em decadência após o fim do ciclo da seringueira.

Com 84,2 mil km² de área, São Félix do Xingu é o sexto maior município do Brasil, quase do tamanho do estado de Santa Catarina, e possui potencial para diversificação econômica além da pecuária extensiva.

Lulu-da-Pomerânia expulsa urso que invadiu casa no Canadá; veja vídeo

A história da cidade já registrou outros ciclos de expansão e retração. | Foto: Ilustrativa/Pexels

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.