Queijos do Extremo Sul da Bahia são premiados no 3º Mundial do Queijo do Brasil
Na disputa, havia 2 mil queijos, doces de leite e coalhadas
Sabor, aroma, textura e aparência exterior e interior. Esses foram alguns dos critérios apontados por jurados brasileiros e estrangeiros, que avaliaram e premiaram com medalha de bronze três queijos de agricultores familiares do Extremo Sul da Bahia: o queijo Bahia Maturado do Recanto do Queijo, de Vereda, o Doce de Leite da Fazenda Matriarca, de Caravelas, e o Queijo Trançado Tradicional do Queijo Flórida, de Lajedão.
Em uma disputa com 2 mil queijos, doces de leite e coalhadas, os queijos premiados no Concurso de Queijos e Produtos Lácteos, no 3º Mundial do Queijo, realizado em São Paulo, têm o apoio do Governo do Estado em parceria com o Consórcio Público Intermunicipal e Infraestrutura do Extremo Sul da Bahia (Consórcio Construir) por meio da implantação, operacionalização e funcionamento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), serviço responsável pela inspeção e fiscalização industrial e sanitária dos produtos de origem animal.
O agricultor familiar Deivid Brito, produtor do Queijo Trançado, tradicional de Lajedão, diz que pretende chegar a ainda mais lugares. "Nós vamos passar a ser uma queijaria. É muito gratificante para nós essa medalha porque é um reconhecimento de quão forte nós somos aqui no Extremo Sul", comemorou.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).